Família lança novo vinho DOC Douro branco da vindima de 2020, a mais recente adição ao portfolio de vinhos da empresa, o Pequeno Dilema, acabado de surgir no Douro e requer uma prova para apurar a sua elegância e os apontamentos de baunilha e notas florais, combinados com frescura e acidez cítrica

Assim é o novo DOC Douro Branco apresentado pela Symington Family Estates. O Pequeno Dilema assume-se como um novo vinho, assim como uma nova marca no portfólio da família.

Desde que a Symington assumiu a missão de produzir vinhos do Douro da melhor qualidade, tem aprendido cada vez mais sobre o comportamento das castas brancas neste terroir único e desafiante. Com o lançamento do Pequeno Dilema, a família tem a resposta positiva à questão do potencial da sua região em produzir belos vinhos brancos.

A vinha da Tapadinha situa-se 580 metros acima do vale do Rio Torto e a vinha de Chões 520 metros acima do vale do rio Pinhão. Sendo ambas propriedade da família, a sua altitude é a chave para garantir um vinho equilibrado, impactante e fresco e, por isso, foram as vinhas escolhidas para a produção deste novo vinho. A altitude permite temperaturas mais moderadas e uma maturação melhor e mais equilibrada.

Com castas Viosinho, Gouveio, Arinto e Alvarinho, o Pequeno Dilema é produzido com uvas vindimadas em 2020, ano com níveis de precipitação durante o inverno e no início da primavera normais, mas com temperaturas acima da média, que provocaram o adiantamento do ciclo vegetativo em cerca de três semanas. Embora tenha sido um ano de quebra na produção, na ordem dos 40 por cento em algumas propriedades, a redução foi atenuada pela boa qualidade apresentada.

Foram produzidas apenas 5.000 garrafas da primeira edição do Pequeno Dilema. Pronto para consumo imediato e ideal para acompanhar alguns pratos ricos de peixe, o vinho beneficiará também de um período de envelhecimento adicional. Pensado especialmente para o mercado nacional, o Pequeno Dilema vai também chegar ao Reino Unido e aos Estados Unidos da América. O P.V.P recomendado é de 18,50 euros, podendo ser encontrado em garrafeiras e restaurantes.

“Acreditamos que Pequeno Dilema é a prova de que a região do Douro é capaz de produzir vinhos brancos excecionais. Procurámos nas nossas vinhas por uvas capazes de produzir um branco elegante e com a frescura que queríamos, e descobrimos esta resposta na Tapadinha e em Chões – duas das nossas vinhas de cota mais elevada. Estou muito orgulhoso da nossa equipa de enologia pela forma como aceitou este desafio e usou a sua experiência e habilidade para produzir um vinho delicado e equilibrado, a expressão perfeita deste dois terroirs do Douro”, conta Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates.