Localizado à beira-mar, em terreno que parece destinado desde sempre a este espaço, com cores quentes onde a madeira tem lugar vincado, com decoração onde os livros se destacam e a arte artesanal se funde com plantas bem integradas, como que de um berço se tratasse para os aromas e sabores sem limite que nos aguardam para um acolhedor outono e inverno

Tive oportunidade de aqui ter estado em épocas diferentes, mas o romantismo, o sossego e o prazer de uma boa refeição, comuns no calor do verão, aos dias amenos da primavera, aos nevoeiros do outono ou nos dias mais chuvosos de inverno é sempre arrebatador.

O isolamento do espaço dá-nos o tempo contemplativo para com o olhar podermos apreciar as diversas manifestações exteriores próprias de cada estação, que acabam por ser envolventes do acolhedor aconchego com cheiro a tradição.

Tem espaços diversos que complementam a oferta, para casais românticos, negócios ou pequenos grupos. Na primavera e verão o espaço abre-se ao calor e às temperaturas amenas, com uma esplanada imperdível.

Passando à cozinha, poder-se-á dizer que nada do que vai para a mesa é por acaso. Tudo tem contexto, aroma, sabor e textura no ponto certo.

O menu é muito objetivo, mas abrangente, sem demasiadas opções, ou excessiva informação que normalmente só baralha quem tem de decidir. Existem sugestões da casa sinalizadas veementemente com um “Quem avisa amigo é”. Mas faça como eu, deixe-se levar pela eficácia dos “Sabores da Vida” aqui servidos.

Vamos começar pela aposta talvez mais arrojada, as francesinhas. Numa terra onde os espaços com francesinha se multiplicam, a aposta aqui é fulminante. Com diversas opções, este prato emblemático da Invicta é aqui muitíssimo bem trabalhado, em todas as vertentes atrás referidas e que são comuns a tudo quanto é servido… sabor, sabor e sabor.

Posso, sem tentar influenciar… referir o rissol de carne com trufa, arroz de polvo no forno, pica-pau, bife queijo da serra, ou um simples e guloso prego no pão, além da tarte de limão merengada.

Não posso deixar de mencionar um simples aspeto, de que todos nós em regra gostamos, que é de uma boa e gulosa batata frita caseira… pois está no sítio certo! Até uma simples salada é devida e comedidamente temperada, o que lhe acrescenta valor.

Uma curta, mas boa lista de vinhos, com vinho a copo, além de cervejas artesanais e internacionais e de cocktails, esta saborosa cozinha está sem dúvida bem acompanhada.

A louça é de peso e cheia de personalidade, servindo de berço a todos estes sabores. Não falta também boa música ambiente. Desde a receção e passando por todo o serviço de sala, nada é deixado ao acaso, transparecendo grande profissionalismo e deixando um gostinho de “quero mais”.

Sem dúvida, a costa a sul do Douro bem merece este acolhedor espaço. Fica a dica: como em todos os Brasões Bistrô do mesmo conceito, convém reservar.

Av. da Beira-Mar n. 2020
4400-382 Vila Nova de Gaia
Telef: +351 936 008 522
Mail: [email protected]
Todos os dias das: 12h – 02h

Texto Mário Rodrigues
Edição Ana Cristina Silva