No dia 4 de junho, em Santarém, no restaurante Dois Petiscos, e na Charneca da Caparica, no Aroeira Lisbon Hotel Sea & Golf,  ambos com entrada livre

“O que realmente sabes sobre Vinhos Verdes?”.  O desafio, que também é uma provocação, é lançado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) aos curiosos e apreciadores e dá nome a um conjunto de ações de formação que serão concretizadas entre maio e julho, por cidades portuguesas, promovendo esta Denominação de Origem Protegida.

Durante duas horas, com a orientação dos provadores José João Santos e Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, em espaços ligados ao vinho, sobretudo restaurantes e wine bares de referência, será orientado um momento teórico e de prova, que inclui harmonizações. O que são os Vinhos Verdes (porque, afinal, o vinho nem é verde nem necessariamente simples e leve), quais as temperaturas corretas para serem apreciados devidamente, que aromas e sabores escolher para harmonizações perfeitas, são algumas das dicas que irão ser dadas nestes workshops.

A entrada é livre mas requer inscrição prévia em https://bit.ly/3KY3eyC ou através do email [email protected] porque os lugares são limitados. Esta nova digressão pelo país inclui as cidades do Porto (9 de julho, na Sala de Provas da ViniPortugal; e 20 de junho e 18 de julho, nos jardins da Casa dos Vinhos Verdes), Lisboa (3 de junho, na Associação de Escanções de Portugal; 9 e 16 de julho na Sala de Provas da ViniPortugal), Santarém (4 de junho, restaurante Dois Petiscos), Charneca da Caparica (4 de junho, Aroeira Lisbon Hotel Sea & Golf), Aveiro (18 de junho, restaurante Salpoente), Setúbal (25 de junho, bar Beco da Ribeira) e Sintra (16 de julho, restaurante Incomum By Luís Santos).

Recorde-se que esta iniciativa surgiu em 2019, no âmbito do programa comunitário “Qualidade, Autenticidade e Herança das Denominações de Origem Protegidas” para a promoção de Vinhos Verdes e Vinhos de Verona. Portugal e Itália têm em comum a cultura milenar do vinho, pelo que não é por isso estranho que duas das suas regiões se tenham associado. Nasceu também assim a parceria entre a CVRVV e o Consorzio Associazione Vini Veronesi DOC (AVIVE), que contou com um investimento de 3,4 milhões de euros a três anos para promoção conjunta nos mercados da Dinamarca, França, Alemanha e Portugal.

Sob o lema “Enjoy, it’s from Europe” pretende-se fomentar a curiosidade dos participantes para estes vinhos europeus, bem como abrir portas para uma presença mais efetiva dos dois tipos de vinho em espaços de topo e prestígio, nomeadamente garrafeiras, canal horeca e distribuição especializada.