Em Monção e Melgaço, território dos vinhos Soalheiro, as vindimas fazem-se de histórias de famílias, que cuidam das suas vinhas como jardins todo o ano e preservam as tradições da vindima no Alto Minho, reunindo familiares e amigos para celebrar uma nova colheita, à mesa com certeza

Por todo o país, o mês de setembro representa a celebração do ano agrícola nas vinhas, envolta em tradições distintas de região para região. Na sub-região de Monção e Melgaço, onde a casta Alvarinho é rainha, a cultura da vindima é um verdadeiro acontecimento cultural, celebrado em família e em comunidade.

Marcada pela agricultura de minifúndio, a sub-região caracteriza-se pela diversidade do território e identidade das suas gentes: pequenas parcelas, detidas por famílias, que delas cuidam com o conhecimento e experiência de gerações dedicadas ao vinho e que têm nas vindimas um verdadeiro ritual de festa e tradição.

Em Melgaço, o Soalheiro, que desde 1974 se dedica à produção de Alvarinho, representa a essência da viticultura da região: um projeto familiar, liderado pelos irmãos Luís e Maria João Cerdeira, ao lado da mãe Palmira, que se estende a mais de 150 famílias, que fazem parte do Clube de Produtores. Na altura das vindimas, cada família entrega as suas uvas, que estão na base dos vinhos Soalheiro.

Uma tradição que o Soalheiro convida a conhecer e a experienciar através da sua oferta de enoturismo. Desde a visita às vinhas, onde acontece a colheita manual das uvas, passando pelo acompanhamento do trabalho na adega até, claro, às provas de vinhos e petiscos, são vários os pretextos para descobrir o território do Alvarinho.

Durante a vindima, o Soalheiro inclui em todas as provas de vinho uma experiência única e exclusiva desta altura do ano: a prova do mosto de Alvarinho. O mosto é o sumo resultante da prensagem das uvas que, como ainda não aconteceu a fermentação, não contém álcool, sendo por isso uma experiência dirigida tanto aos apreciadores de vinho como às crianças, que são sempre bem-vindas, sendo o acesso gratuito até aos 18 anos.

“A tradição das vindimas em Monção e Melgaço é de facto singular. As famílias organizam-se, convidam vizinhos, amigos e tornam o trabalho árduo das vinhas, num convívio, numa partilha, intergeracional, em que todos são bem-vindos e se sentem parte. É a essência do espírito minhoto: no intervalo do almoço monta-se a mesa, servem-se os tachos e, claro, bebe-se vinho. É uma verdadeira festa de vindimas”, conta Maria João Cerdeira, responsável de viticultura do Soalheiro.

Com quatro horários de visita por dia, o enoturismo do Soalheiro está aberto todos os dias da semana, priorizando os grupos pequenos para garantir a qualidade da experiência. As reservas para as experiências de enoturismo do Soalheiro podem ser feitas diretamente através do site https://loja.soalheiro.pt/pages/enoturismo, telefone (251 416 769) ou e-mail ([email protected]).