A iniciativa “Provar Portugal na Restauração de Santarém” dá a conhecer, no próximo encontro a 7 de setembro, os sabores de Trás-os-Montes, à mesa do escalabitano “Ó Balcão”

A degustação de iguarias gastronómicas terá como protagonista um menu repleto de sabores da região de Trás-os-Montes, desde a clássica Sopa Transmontana ao Pudim de Castanhas.

O “Ó Balcão”, outrora Taberna, apresenta-se como um espaço de valorização do património cultural e gastronómico do Ribatejo, cuja missão se alicerça na valorização dos produtos, sabores e tradições ribatejanas, em funcionamento desde 2015 e reinventado pelo seu Chef Rodrigo Castelo.

De Trás-Os-Montes, surge o Académico, com porta aberta desde agosto de 1994. Aposta numa  oferta de sabores transmontanas, com destaque para a Carne Mirandesa. É o seu anfitrião, Nuno Machado, filho do fundador António Manuel Machado.

O encontro entre as duas Casas ocorre no âmbito das celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia no qual, e até 21 de setembro, restaurantes representativos das diversas regiões do país visitam Santarém, dando a provar a sua cozinha em parceira com a restauração local, tendo em vista a promoção do Município e da Viver Santarém.

O próximo evento terá lugar no dia 21 de setembro, em que o restaurante Digusto recebe restaurante O Torres de Vila Verde.