O mais recente lançamento da emblemática marca de vinhos do Douro, o Casa Ferreirinha Castas Escondidas Tinto 2018, é um vinho especial com castas escondidas pelo tempo, mas com enorme potencial para mostrar o verdadeiro terroir da região

Castas Escondidas faz parte da aposta da marca no lançamento de “especialidades”, vinhos capazes de evidenciar as diferentes potencialidades dos seus terroirs e a exuberância da variedade de castas que se cultivam na região demarcada do Douro.

Neste vinho, a Casa Ferreirinha enaltece castas menos conhecidas e que podem, inclusive, desaparecer com o tempo, como a Touriga-Fêmea, Tinta Francisca, Bastardo e Marufo. São castas cultivadas no Douro há várias gerações, habitualmente utilizadas no Vinho do Porto, que testemunham uma biodiversidade e potencial que é preciso preservar.

Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Nacional, Touriga Francesa e vinha velha ajudam a complementar o blend desta nova “especialidade” da marca que, uma vez mais, volta a mostrar inovação na criação de vinhos invulgares, assegurando o caráter da região.

“Casa Ferreirinha Castas Escondidas foi pensado para dar palco a castas habitualmente utilizadas em lotes de Vinho do Porto, mas raramente exploradas e que resultam numa combinação perfeita com outras variedades mais conhecidas”, refere Luís Sottomayor, o enólogo responsável pelos vinhos da Sogrape no Douro. “A pequena percentagem de uvas colhidas em vinhas velhas confere características ainda mais especiais ao lote final”, conclui.

Casa Ferreirinha Castas Escondidas Tinto 2018 estagiou durante 18 meses em barricas usadas de carvalho francês e está pronto para prova, embora a recomendação seja guardar, já que beneficiará com três a cinco anos de estágio em garrafa.

O PVP recomendado é d 29,00€.