O primeiro evento internacional, em Amesterdão, inserido no programa do Best Chef Awards. A 15 de Setembro, o novo restaurante Arca, do chef Henrique Sá Pessoa, será o anfitrião de uma viagem pelas regiões de Portugal à mesa

A plataforma The Art of Tasting Portugal, desenvolvida pela Chefs Agency com o objetivo de dinamizar e promover a gastronomia nacional através de ações, eventos e experiências diferenciadoras, vai realizar o seu primeiro evento internacional a 15 de Setembro, em Amesterdão. Este primeiro “showcase” da plataforma fora do território nacional conta com o apoio do Turismo de Portugal, pela relevância atribuída ao evento, e insere-se na programação do evento internacional Best Chef Awards, que reúne em Amesterdão entre os dias 13 e 15 de Setembro os chefs mais consagrados desta área a nível mundial, assim como a imprensa especializada do sector.

Este evento terá o formato de um almoço, no dia 15 de Setembro, entre as 12h e as 14h30, no restaurante ARCA, do chef Henrique Sá Pessoa – cuja inauguração oficial acontece apenas em novembro deste ano. Sá Pessoa abre pela primeira vez este seu novo espaço para receber a iniciativa da plataforma The Art of Tasting Portugal. Dentro do art’otel, em Amesterdão, será servido um almoço para 30 pessoas numa “viagem” por algumas das regiões de Portugal. Tal como é promovido na plataforma e nas experiências gastronómicas que são comercializadas neste âmbito, cada chef irá selecionar um produto da sua região, para que o menu do almoço seja uma viagem por algumas das regiões de Portugal, destacando o seu produtor e as características únicas que o território nacional apresenta para o resultado final.

A representar o nosso país à mesa estarão quatro chefs, de várias regiões diferentes: Henrique Sá Pessoa (Alma, 2* Michelin), pela região de Lisboa, que selecionou o porco alentejano da Boleteiros como produto em destaque; Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, 2* Michelin), que representará os sabores da região norte com a escolha do lagostim da Nutrifresco; Diogo Rocha (Mesa de Lemos, 1* Michelin) representa a paragem no Centro do país, onde teremos o bacalhau da Lugrade, produto estrela do receituário nacional; com Rui Sequeira (Alameda, Faro), chegamos finalmente a sul, com a raia da Nutrifresco a sobressair nos sabores da região do Algarve. Os vinhos da Quinta de Lemos acompanham o almoço.

Esta iniciativa decorre no dia da gala de entrega de prémios do evento Best Chefs Awards, em que os nomes de Henrique Sá Pessoa e Rui Paula figuram na lista. Este projeto dedica-se a homenagear os chefs que criam as melhores experiências gastronómicas a nível mundial. O lema da edição deste ano é: Regresso ao “Ao Vivo”. De volta à realidade. Os participantes poderão compartilhar conhecimento com os seus pares e colegas internacionais, assim como dar a conhecer os seus projetos enquanto convivem durante estes dias em Amesterdão.

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, lembra que “a gastronomia nacional é um dos grandes atrativos turísticos do nosso país, com tradição, história, produtos de excelência e imenso talento dos nossos chefs. Por tudo isso é de enorme importância, e muito merecido, o lugar de destaque no panorama internacional que a nossa gastronomia ocupa ao marcar presença em eventos internacionais de relevo como é o Best Chefs Awards. Pelo nosso lado, como não podia deixar de ser, estamos empenhados em aproveitar estes momentos para projetar ao máximo a imagem de Portugal e da nossa gastronomia.”

“É um orgulho receber os meus colegas portugueses para este evento que promove a gastronomia portuguesa e, em simultâneo, apresentar o conceito do meu novo restaurante, o primeiro espaço de cozinha portuguesa de autor em Amesterdão. Espero que o ARCA seja uma boa embaixada dos sabores nacionais nesta capital europeia e que sirva como cartão de visita para que venham conhecer mais do nosso país no futuro”, afirma o chef Henrique Sá Pessoa, que definiu o conceito da proposta gastronómica do restaurante. “A oportunidade de desenvolvermos este evento para alguns dos melhores chefs mundiais e imprensa de relevo é, sem dúvida, um momento de relevo para a promoção da gastronomia portuguesa”, acrescenta. O ARCA abre este outono no art’hotel Amesterdão, um hotel icónico com assinatura do artista Atelier van Lieshout.