Depois de, no ano passado, ter lançado o Pinot Noir Naked Tinto, um vinho cru e descontraído, a Vinhos Vicentino lança agora o Pinot Noir Naked Rosé, que acentua o perfil de frescura e elegância da gama

Foto de André Carvalho

Da irreverência de pensar e sentir o vinho, nasceu a gama Vicentino Naked, vinhos produzidos exclusivamente a partir da casta Pinot Noir e que refletem o espírito descomplicado e livre da Costa Vicentina.

Nascidos no Brejão, perto da Zambujeira do Mar e em plena Reserva Natural do Sudoeste Alentejano, os vinhos Vicentino Naked revelam o perfil mais vibrante e elegante da casta Pinot Noir, numa versão crua, sem recurso a barricas e acompanham na perfeição as refeições e momentos descontraídos inspirados pelos dias de sol e calor. 

Depois do lançamento do primeiro vinho Pinot Noir Naked Tinto, no ano passado, nasce agora o Pinot Noir Naked Rosé 2019. Começando pela novidade, este é um rosé surpreendente, que evidencia a delicadeza da casta Pinot Noir ao mesmo tempo que lhe confere elegância e frescura. De aroma frutado, mostra-se suave na boca, com ligeira acidez e final longo e salino, transpondo para o habitat natural da costa atlântica.

Com este equilíbrio, torna-se um vinho muito versátil para as refeições leves de verão, como saladas, húmus, carpaccio de vaca, percebes ou mexilhões à espanhola. É também companhia perfeita de pratos vegetarianos e comidas exóticas como a Indiana ou Nepalesa, ao mesmo tempo que, pela sua contenção alcoólica (11,5%) pode ser bebido como aperitivo ao ritmo das conversas prolongadas ao pôr-do-sol.  Deve ser servido fresco (10°C).

Este perfil de elegância e frescura, influenciado pelo oceano que banha as escarpas onde se localizam as vinhas Vicentino, também se revela no Pinot Noir Naked Tinto 2020, segunda colheita a ser lançada no mercado.  Também com uma vinificação que preserva as características naturais da casta, manifesta logo na cor aberta o seu estilo peculiar. Sem estágio em barrica, é fiel aos aromas de frutos vermelhos típicos do Pinot Noir e, na boca é vibrante, guloso e muito elegante.

Também com baixo teor alcoólico (12,5%), é o convidado de honra de churrascos e sardinhadas de verão e o produtor recomenda também experimentar com gelado de morango, que acentua a fruta. É recomendado ser servido fresco a uma temperatura atípica para um tinto (12°C).

Nativos da costa atlântica, que lhes confere elegância e carácter, os Vicentino Naked estão à venda nas principais garrafeiras do país. Estão também disponíveis na loja online do produtor em www.vicentinowines.com.

Vicentino Pinot Noir Naked Tinto tem o P.V.P recomendado de 9,75 €  e o Vicentino Pinot Noir Naked Rosé de 9,75 €.