A convite do Soalheiro, primeira marca de alvarinho de Melgaço, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, vai estar em Melgaço, no dia 14 de setembro, para acompanhar um importante momento para o território – as vindimas – e descobrir as potencialidades da Sub-Região de Monção e Melgaço: a origem do alvarinho. A visita está agendada para as 10h30

Luís Pedro Martins irá acompanhar de perto as vindimas e conhecer a nova Adega Soalheiro, um investimento da marca de cerca de um milhão de euros que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da região do Alvarinho. Recorde-se que a uva Alvarinho, mesmo com todas as condicionantes que a pandemia impôs à economia, vê assegurada a estabilidade do seu valor para reconhecer o esforço de todos os agricultores e garantir uma viticultura sustentável na região dos Vinhos Verdes.

Localizado no ponto mais a Norte de Portugal, o Soalheiro tem vindo a apostar na promoção do Turismo Sustentável, direcionado para a sustentabilidade ambiental, social e económica. Para os produtores “esta aposta tem como objetivo dinamizar toda a economia, uma vez que alavanca o aumento do número de turistas na região, motivados não só pela qualidade dos vinhos, mas também pela forte componente ambiental, que, ao visitarem a quinta/adega, acabam também por querer explorar a região”. Reforçando, “queremos partilhar com quem nos visita o que o vinho tem para ensinar. Desde a descoberta dos encantos da vinha, da preservação da biodiversidade até aos sistemas de produção tudo é uma aprendizagem que pode ou não terminar com uma prova vínica. trabalhamos para criar uma oferta turística integrada, fundada na qualidade do território, dos produtos e dos serviços”.

Visão partilhada pelo Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal que considera que “a gastronomia e os vinhos são um dos produtos mais estruturantes para a consolidação da oferta turística da região e da imagem do destino no contexto nacional. Os números disponíveis demonstram que por via direta ou indireta, a enogastronomia contribui para o índice de fidelização ao destino, a coesão territorial e social, e ainda ajuda a combater a sazonalidade”.