Em ano bissexto, o último dia de fevereiro encontra-se com o primeiro de março num fim-de-semana de grande animação gastronómica promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Andorinha na 3a edição da já conhecida iniciativa “Papas Laberças”

Chef’s Valdemar Onofre e Tony Salgado

Desta feita, a edição 2020 irá decorrer no Centro Cultural e Recreativo da Pena, localizado na União de Freguesias Portunhos e Outil, concelho de Cantanhede, já que, devido à passagem do Furacão Leslie pela Região Centro em 2018, a sede da ADC de Andorinha ficou praticamente destruída. Aliás, para os responsáveis pelas “Papas Laberças” esse será um dos objetivos desta iniciativa, angariar fundos para que, em colaboração com a CM de Coimbra e União de Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa, se possa fazer a recuperação do edifício que tanta falta faz ao associativismo local.

Para além da angariação de verbas, as “Papas Laberças 2020” pretendem fazer uma viagem pelas memórias associadas a esta receita que predominava no Inverno. Quentes, nutritivas e saborosas, as Papas Laberças eram alimento favorito de quem tinha que trabalhar em exigentes profissões. Por isso, Tony Salgado e Valdemar Onofre, representantes da Associação Desportiva e Cultural de Andorinha e principais dinamizadores, querem evocar uma receita que tem estado afastada da mesa beirã.

Conscientes de que através da gastronomia também se mantém a identidade da comunidade quiseram, na presente edição, evocar a importância do milho na alimentação local e a forma como este cereal veio transformar a alimentação a partir do momento em que chega ao território nacional, no século XVI. Local de produção agrícola e de um exigente trabalho ligado aos fornos da cal e às pedreiras de Ançã, toda a envolvente da região de onde são oriundos (Andorinha) vivia à mesa a presença pujante das Papas.

Tendo esta história como ponto de partida, Tony Salgado e Valdemar Onofre criaram uma ementa que se oferece aos visitantes como uma história onde o mote são as papas e a diversidade de apresentação. Assim, numa apresentação inovadora de um prato que carrega tradição, os Chefs de serviço irá dar aquele fim-se-semana um sabor a Papas das entradas à sobremesa. Cada momento resultou da inspiração que as memórias de infância ditaram sendo que ambos fizeram questão de colocar o cunho familiar e pessoal. A começar pelo peixe, passando pelo fumeiro, pelo bacalhau e pelo porco terminando numas interessantes Papas de nabada, suspiro e frescura de eucalipto, toda a viagem será um repescar das tradições culinárias recebidas por ambos pela via oral.

A edição 2020 das Papas Laberças afirma-se como a continuidade da intenção destes dois cozinheiros em fazer da gastronomia local forma de agregar a comunidade e de lhe dar uma marca gastronómica que pode servir de elemento de dinamização económica. As últimas edições têm sido de grande sucesso com lotação esgotada em todos os momentos, sendo que se prevê repetição dos sucessos anteriores.

Este ano, como forma de agradecimento à comunidade, serão reproduzidas receitas transmitidas pelas pessoas mais antigas da região e, ainda, será feita uma homenagem com a realização de um filme com os testemunhos daqueles protagonistas. Porque as cozinhas locais e identitárias estão cada vez mais na linha da frente na preservação das localidades, é esta a maneira que Tony Salgado e Valdemar Onofre encontraram para reconhecer a arte culinária desenvolvida pelos seus antepassados.

Visitar as Papas Laberças 2020 será uma experiência muito mais que gastronómica, será uma atividade cultural onde a comunidade e o seu saber estará no centro da mesa.

Venha sentar-se à mesa destas Papas laberças 2020!