Realizou-se o 20º e o último Painel de 2019, que reuniu uma vez mais no restaurante Links em Serralves, do qual saíram mais três vinhos eleitos e que passam a integrar a galeria de alguns dos melhores vinhos Portugueses, que fazem também parte da garrafeira do Jornal Público

Nos brancos, o vencedor foi o Soalheiro Primeiras Vinhas 2018 de Monção e Melgaço; nos espumantes temos o duriense Dalva Bruto 2017; e para terminar, o tinto Zom Reserva 2015 (também do Douro). Estes foram os três néctares que cativaram o Painel Nacional de Avaliação de Vinhos, constituído por dez elementos fixos e dois convidados, que reuniu pela última vez em 2019 numa prova cega.

O Primeiras Vinhas foi considerado um vinho limpo, fino, elegante, cremoso, sofisticado, equilibrado e com excelente acidez. Já o Dalva Bruto foi considerado rico de olfato, complexo, frutado, com bolha fina, mousse suave e equilibrado. Por fim, o tinto Zom revelou-se ser fresco em termos olfativos e destacaram-se as características da fruta, vegetal, taninos, elegância, equilíbrio e bom final de boca.

Os convidados desta sessão foram José António Couto (Professor da Universidade Católica de Biotecnologia e Coordenador da pós-Graduação em Enologia) e Joana Santiago (produtora de vinhos da região de Monção e Melgaço).

De recordar que o Painel fixo é composto por Artur Junqueira (Silva Carvalho Catering), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (Jornal Público), Luís Machado (arquiteto e empresário), Manuel Moreira (consultor vínico), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Renato Cunha (chef de cozinha do Ferrugem), Miguel Rangel (Prio), Tim Hogg (investigador na UTAD e na Universidade Católica) e Paulo Russell-Pinto (IVDP).

O Painel de Avaliação de Vinhos é organizado pelo site Alivetaste.com com a Garage Wines, tendo o apoio de Serralves, Silva Carvalho Catering (restaurante Links de Serralves) e Personalizart.

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Rita Lisboa