Interpretação vinho &  gastronomia, sobre o Mamoré Reserva branco 2017, do sommelier Manuel Moreira, que integra o Painel Nacional de Avaliação de Vinhos, organizado pelo site Alivetaste.com e reúne uma vez por mês no restaurante Links do museu de Serralves.

Como resultado de mais um Painel Alivetaste para avaliação de vinhos (o 1º de 2019 e o 12º realizado), saiu este branco – Mamoré Reserva branco 2017- que passa a integrar a já vasta galeria de vinhos premiados.

Vinho que tem no corpo e amplitude o seu epicentro. Complexo, fruta madura, envolvente, persistência sublinhada pela riqueza e equilíbrio invocado por frescura de qualidade.  

Vinho orientado para sabores mais untuosos e ricos, sem o ímpeto de peso. Sabores e confecções com atributos de complexidade, serão favoráveis.

Os elementos de textura, entre os ingredientes e o vinho, determinarão crescendo de sinergia entre ambos.

Pratos de temperatura morna ou quente, a partir de técnicas de salteado, assado, guisado ligeiro. Estas técnicas permitem também ligação aos aromas ricos do vinho. Ingredientes de média suculência, a convergir com a estrutura e corpo do vinho. Saladas ou entradas mais compostas, quiches e algumas empadas, serão boa escolha. Frescura e riqueza de chutneys podem ser tempero interessante. Legumes, leguminosas, e partes magras de carnes brancas. Choquinhos, douradas, caldeiradas, bacalhau fresco, mousseline de peixe, etc.  Cozinha asiática e alguma vegetariana, encontram bom parceiro. Peito de peru e/ou de frango, nas carnes. Jardineiras, partes menos nobres (orelha, língua, chispe), podem ser surpreendentes. Ervas aromáticas, darão contributo positivo.

Por Manuel Moreira