Uma das últimas estrelas Michelin em Portugal e considerado pela Green Key como o restaurante mais sustentável do mundo, eis um trabalho notável do chef António Loureiro, num espaço recente que reflete também toda a sua experiência profissional

Em Guimarães (Cidade Berço de Portugal e sua terra natal), num dos recantos históricos desta bonita cidade, o chef António Loureiro recuperou uma pequena casa em ruínas e transformou-a numa “grande” casa gastronómica além-fronteiras, colocando a terra de Dom Afonso Henriques no mapa mundial dos roteiros gastronómicos.

Atento às estações do ano e sazonalidade dos produtos, a sua cozinha vai-se ajustando conforme estas características, no sentido de servir o que a época naturalmente disponibiliza.

Considera que cada prato é uma experiência emocional. A disciplina, concentração e paixão que coloca na sua cozinha deve refletir esta sensação de emoções. Desta forma entendo o que senti relativamente àquele que foi o melhor Foie Gras que tive oportunidade de saborear.

Numa boa cozinha basta que exista algo que marque pela positiva e eu tive indiscutivelmente a minha boa dose. A transversalidade em termos de sabor, texturas e momentos é realmente marcante na cozinha que pratica.

Olhando para o passado deste chef, estará aqui o momento e o sítio certo para uma aposta consistente. Que seja o espelho do nosso antigo rei, que supostamente teve o reinado mais longo de Portugal.

Largo do Serralho 4,
4800-472 Guimarães
Telefone: +351 253 534 022

Texto de Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa