A Torre do Frade foi um convento de 1384 a 1834 (adquirido pela família dos atuais descendentes em 1839), localizada num monte alentejano cheio de história, onde atualmente é produzido gado bovino e suíno, cereais, cortiça, uvas e vinho

A riqueza desta herdade vem da integração das diversas áreas de negócio: da vinha, pecuária, floresta e produção de cereais, que andam de mão dada criando um negócio integrado e sustentável. 

Aqui o espírito do verdadeiro agricultor está bem patente na forma de vestir, de falar, de atuar, de cozinhar e tratar a natureza, mantendo todo o espírito histórico e familiar.

Localizada no concelho de Monforte, distrito de Portalegre (Alto Alentejo), esta herdade tem cerca de 3.000 ha de terra, divididos pelas áreas agrícola, da vinha, pecuária e floresta.

O projeto da vinha na Herdade da Torre do Frade teve início no ano 2000 e atualmente tem cerca de 30,72 ha, divididos pelas castas aragonês, alicante bouchet, trincadeira, syrah, arinto viognier e antão vaz. A responsabilidade enológica é de Paulo Laureano, apresentando o Virgo como gama média e a Torre do Frade no topo, sendo excelentes vinhos, cheios de alma e corpo.

A exploração agrícola, que hoje em dia é detentora de 1200 vacas da raça alentejana em linha pura, é sócia fundadora da Carnalentejana – empresa que comercializa a carne de bovinos da raça alentejana dos acionistas. Aqui sai uma excelente carne certificada, sendo os animais alimentados em pasto natural, restolhos, bolotas e lande, ramas de azinho e sobro, palha, pastagens semeadas e aveia.

Todas as vacas pertencentes à Carnalentejana têm de ser filhas de pai e mãe inscritos no livro genealógico da raça, estando elas próprias inscritas no mesmo livro.

Uma herdade de referência nacional que se pauta pela qualidade do que produz, bem visível no vinho e na famosa carne alentejana, projeto que já conhecia há cerca de uma dezena de anos. Tive o prazer agora de conhecer os proprietários Fernando Albino (pai) e Gonçalo Albino (1 dos três filhos) em família e partilhar à mesa a famosa carne alentejana ali acabada de grelhar, acompanhada dos magníficos vinhos Torre do Frade.

Uma excelente e recomendada referência de produto de qualidade português.

Soc. Agrícola da Herdade da Torre de Curvo, Lda.
E-mail: [email protected]
Morada: Estrada Nacional N372, km 53
Telemóveis:
(00351) 96 381 95 22
(00351) 96 381 95 50
(00351) 96 283 51 55

Texto de Mário Rodrigues
Edição Rita Lisboa