Em parceria com as Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal a iniciativa visa apoiar a formação de jovens talentos e divulgar a Região dos Vinhos Verdes

Organizado pela marca de vinhos Aveleda, em parceria com as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, o concurso ´Harmonizações por Aveleda` elegeu no passado dia 28 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, as três duplas vencedoras. Venceram a iniciativa as duplas da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro – Lamego – Marta Costa e Ana Ferreira –, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Portimão) – Carolina Antunes e Gonçalo Silva – e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – João Garrido e Duarte Vasconcelos –, conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente.

As três duplas vencedoras arrebataram o júri com quatro sugestões – entrada, prato principal, sobremesa e digestivo – harmonizadas com verdadeira mestria com vinhos Aveleda e aguardente Adega Velha. Um exercício gastronómico marcado pela criatividade e originalidade, que tornou muito difícil a escolha por parte do júri composto por Beatriz Santos da Aveleda , João Covêlo do Turismo de Portugal, Mário Rodrigues critico enogastronómico do Alivetaste.com e o chef Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, em Vila Nova de Famalicão.

O concurso ´Harmonizações por Aveleda` tem com principal objetivo contribuir para a legitimação e divulgação dos jovens talentos portugueses na área da cozinha e restauração, apoiando os alunos na vertente de harmonização de pratos e sabores com vinhos da Região dos Vinhos Verdes.  Beatriz Santos, gestora da marca Aveleda, sublinha ainda que “valorizar o rico património gastronómico nacional é outro dos objetivos deste concurso e cremos que este foi uma meta atingida. É com grande satisfação que a Aveleda promove este tipo de dinâmicas junto dos jovens talentos nacionais, ajudando a divulgar a importância do food&wine pairing, e, acima de tudo, aproximando-os dos sabores e dos produtos portugueses”.

Para além da dinâmica criada pela candidatura e pela execução do próprio concurso, esta iniciativa promoveu ainda workshops, ministrados pelos responsáveis de enologia da Quinta da Aveleda, em todas as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal. Desta forma, foi possível reforçar junto dos futuros profissionais do setor a importância do contacto diretamente com os produtores, a experiência da harmonização e do serviço de vinho.

“O ensino e o mercado de trabalho, desafios comuns e responsabilidades partilhadas. É urgente que se valorizem mais os jovens que escolhem estudar turismo, que as empresas valorizem mais as pessoas que têm formação e sobretudo que se desenvolvam iniciativas articuladas de educação e formação em turismo”, refere Ana Paula Pais, Diretora de Formação do Turismo de Portugal.