Descobrir a diversidade de Vinhos Portugueses através de uma selecção de vinhos de diferentes regiões é o mote das Salas de Provas Vinhos de Portugal, promovidas pela ViniPortugal

A Sala de Provas do Porto fica localizada na Rua da Flores, junto ao Largo de São Domingos, que acaba de ser renovada, respondendo ao crescimento da procura turística da cidade do Porto. 

Com uma localização privilegiada, na baixa portuense, a nova Sala de Provas convida os visitantes a conhecer e a provar os Vinhos de Portugal com toda a comodidade e promove de forma regular provas com enólogos e produtores. Este espaço conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

No Porto e em Lisboa, as salas oferecem a oportunidade de conhecer um vasto conjunto de referências vínicas, desenvolvidas essencialmente a partir de castas autóctones, ou aprofundar o conhecimento em vinhos, participando nas provas temáticas comentadas, que visam dar a conhecer as características de cada vinho.

Cada visitante é convidado a adquirir um cartão de consumo que permite provar diferentes vinhos. Entre as referências disponíveis estão os Vinhos Medalhados com Ouro e Grande Ouro do Concurso Vinhos de Portugal no ano transacto, Vinhos Raros e Especiais, elaborados com castas nacionais ou a partir de métodos de vinificação como Talha e Curtimenta e Vinhos Fortificados, desde Portos, Madeira, Moscatel de Setúbal e Douro.

As Salas de Provas acolhem ao fim-de-semana provas com enólogos e produtores de vinho de renome, promovidas pela ViniPortugal. O calendário destas provas até ao final do ano pode ser conhecido no site da ViniPortugal ou na Página de Facebook das Salas de Provas Vinhos de Portugal.

Vinhos de Portugal, Tawnies versus Colheitas, 100 anos de Tawnies e Ruby Styles são algumas das opções de prova disponíveis. Para os amantes de espumantes, a ViniPortugal disponibiliza ainda uma prova única, na qual se convidam os participantes a degustar uma série de espumantes portugueses, elaborados com castas nacionais e obtidos através da segunda fermentação.

De realçar que no período de Novembro-Dezembro de 2018 cerca de 23% dos visitantes da antiga sala de Provas da ViniPortugal no Porto eram originários do Brasill, e 17% dos Estados Unidos. A maioria dos visitantes estava na faixa etária dos 20-38 anos.

Horário de Funcionamento:
De Segunda-feira a Sábado, das 11h às 19h, sem marcação prévia.
Abertas ao Domingo entre Abril e Outubro

Contactos:
Rua das Flores, n.º 8 a 12
4050-262 Porto
Telf: 223 323 072 | 351 966 371 102
Email: [email protected]

Sala de Provas de Lisboa fica localizada na ala poente da Praça do Comércio, uma das mais emblemáticas praças europeias, a Sala de Provas de Lisboa está dotada de um grande espaço, onde o visitante pode provar mais de 1.000 vinhos de todas as regiões do País, de uma pequena sala de provas temáticas e de uma pequena biblioteca.

Contactos:
Terreiro do Paço
1100-148 Lisboa
Telf: 213 420 690 | 967 143 959
Email: [email protected]