Interpretação vinho &  gastronomia, sobre o Tyto Alba Touriga Nacional 2015, do sommelier Manuel Moreira, que integra o Painel Nacional de Avaliação de Vinhos, organizado pelo site Alivetaste.com e reúne uma vez por mês no restaurante Links do museu de Serralves

Como resultado de mais um Painel Alivetaste para avaliação de vinhos (o 1º de 2019 e o 12º realizado), saiu este tinto – Tyto Alba Touriga Nacional 2015 – que passa a integrar a já vasta galeria de vinhos premiados.

O seu perfil de imediata frescura de estilo, suportada por notas a bagas pretas, ginja, herbal, bosque e especiaria a sugerir agradável complexidade. Corpo médio, boa estrutura, taninos polidos e firmes, impressão de frescura e interessante persistência, conjugam-no na direção de aprazível versatilidade. Pratos refinados de corpo e aroma, serão o seu desígnio. Outros com alguma “rusticidade”, também não serão de excluir. Certa tonalidade de frescura, permite recorrer a várias tipologias de confecção e molhos.

Nas carnes, a textura aveludada e sabores finos de estrutura. Secretos, lombinhos, cassarolas de coelho, e até carré de cordeiro. Entrecosto na brasa, ou churrasco e até fígado de vitela. 

Peixes de boa estrutura, de algum porte, em que as confecções: assado, confitado e salteado, onde predominem guarnições de beterraba, cogumelos, fumés de peixe mais escuros e leguminosas.

Pratos com base em legumes, em confecções de forno, gratinados, ou até seitan, lentilhas estufadas, feijão, aromatizados com ervas como tomilho, alecrim, segurelha, serão bem interessante.

Por Manuel Moreira 

Ver também artigo de opinião de Mário Rodrigues