As Casas de Vinho do Porto que constituem o grupo Sogevinus Fines Wines anunciam o lançamento de Porto Vintage clássico de 2016, um ano desafiante mas que acabou por se traduzir em vinhos excecionais.

Kopke, Burmester, Cálem e Barros respeitam a identidade individual e o perfil que ao longo do tempo lhes tem estado associado, apresentando-se ao mercado com propostas de vinhos com muito carácter e enorme capacidade de evolução, que se traduzem em valores seguros.

Foi um ano particularmente desafiante. Tivemos que ter um conhecimento profundo do estado das uvas na videira, pois cada casta e cada parcela de vinha evoluíram a ritmos distintos. Saber esperar claramente compensou, como podemos verificar através dos resultados excecionais que conseguimos com os diferentes vinhos, contextualiza Carlos Alves, enólogo para Vinhos do Porto da Sogevinus Fine Wines.

Generalizando, os Porto Vintage 2016 mostram-se carregados de cor e cheios de estrutura, mais concentrados, robustos e intensos por comparação com os Vintage 2015. Ou seja, um perfil clássico de Vintage.

Kopke Porto Vintage 2016 mostra-se firme, intenso, crocante, untuoso e fresco. Tem várias camadas de sabor, tanino vincado e  excelente equilíbrio entre a doçura e a acidez.

Burmester Porto Vintage 2016 demarca-se pela elegância, num registo mais leve e perfumado, com toque balsâmico. Estrutura firme, sabor de fruto maduro e excelente acidez. O final é muito longo.

Cálem Porto Vintage 2016 apresenta-se com bastante fruta madura, é concentrado e tem agradáveis notas picantes. Fruta negra bem madura, chocolate negro e alguma especiaria. Cremoso e prolongado. 

Barros Porto Vintage 2016 revela-se fresco, delicado e mineral. Apontamentos mentolados e nuances balsâmicas. Muito suculento, tem estrutura afirmativa e um registo apetitoso de fruta.

Os quatro Porto Vintage da Sogevinus Fine Wines estão à venda en primeur a parceiros comercais desde a Prowein, a mais importante feira profissional do setor recentemente realizada na Alemanha. Chegam ao mercado consumidor a partir do último trimestre deste ano.