A ilustradora portuguesa, Mariana Rodrigues, foi convidada pela Nespresso para desenhar a imagem do seu mais recente lançamento mundial de café de Edição Limitada. Pela primeira vez, a marca internacional convida uma jovem promessa portuguesa na área da ilustração para desenhar a imagem das sleeves que vão estar disponíveis em todos os mercados onde a Nespresso está presente.
A nova Edição Limitada da Nespresso – Arabica Ethiopia Harrar e Robusta Uganda – é inspirada nas cativantes lendas sobre as origens do café no continente africano. A coleção inclui cafés da Etiópia, país de origem do café Arábica e do Uganda, um dos alegados lugares onde surgiu o Robusta.
Para dar vida às inspiradoras e míticas histórias sobre as origens do café, a Nespresso convidou a ilustradora portuguesa, atualmente a trabalhar em Londres. “O desafio da Nespresso foi uma oportunidade para contar visualmente a história sobre as origens do café. Todos bebem café, mas poucos sabem sobre as suas origens. Parte do meu processo envolveu a investigação aprofundada do tema, para que a ilustração conte uma história. Encontrei a minha inspiração na raiz da origem destes cafés: nas suas histórias e lendas, nos seus lugares de origem e sabores distintos”, refere a ilustradora.
A imagem desenvolvida pela ilustradora para este lançamento transporta-nos de imediato até África, com cores vivas e padrões únicos, da planta de café e de animais exóticos.
O Arábica Etiópia Harrar cresce em lugares áridos e montanhosos e é muito mais leve e floral que o Robusta. A ilustradora encontrou inspiração na lenda de Kaldi e como ele descobriu o café e na importância que este grão tem na vida social e cultural deste país. O Robusta Uganda cresce perto de lagos rodeados de vegetação exuberante, quase tropical, e a baixa altitude. É mais intenso e profundo, com notas de sabor a chocolate e com grande significado para as tribos ugandesas.
Mariana Rodrigues explica o conceito criativo da imagem que desenvolveu: “Fiquei tão inspirada pelos novos cafés da Nespresso, especialmente pelas suas origens míticas. Ao criar a imagem das sleeves, quis retratar claramente a vitalidade de ambas as culturas e ligá-las com as maravilhosas histórias das origens dos cafés e das suas raízes.”
Mariana Rodrigues estudou design de comunicação na ESAD Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e trabalhou como designer gráfico, em Portugal, antes de se tornar ilustradora a tempo inteiro em Londres.
O seu estilo artístico caracteriza-se pela desconstrução de imagens – principalmente da natureza – antes de juntá-las numa nova composição criativa. A ilustradora adora trabalhar com intricados padrões e simetrias e as suas ilustrações são criadas por uma combinação de técnicas: lápis, tinta, aguarela, manipulação digital e pintura digital. Já trabalhou para marcas como Bombay Sapphire, Patrick Watson, Country Living, Vogue Japan e Original Source.
Redes Sociais