Rabanada, fatia dourada ou fatia-de-parida é um doce que aparece documentado no sec. XV e no primeiro livro no início do sec. XVI, sendo confecionada de diversas formas consoante as regiões de portugal.

Rabanada de Natal

Foi levada para o Brasil e é também confecionada em Espanha na época da Quaresma, assim como no México embora de forma diferente. Pensa-se que terá sido criada pela necessidade de aproveitamento do pão, numa altura em que não era permitido comer carne, a época da Consoada.

Pequenas histórias que a cultura popular se encarregou de inscrever na tradição oral ou na literatura através de muitas lendas ou narrativas, hoje integra a tradição de norte a sul de Portugal.

Vem esta apresentação e introdução sobre deste doce tradicional português, pela degustação gulosa que tive, depois de um magnífica refeição realizada no restaurante Brac, em Braga, onde tive a oportunidade deste repasto celestial final. A melhor rabanada que jamais comi em restaurante e que sem sombra de dúvida aconselho vivamente. A não perder.

Mário Rodrigues