Mark Squires, provador oficial da The Wine Advocate para os vinhos de Portugal, acaba de publicar, através do site www.eRobertParker.com, 32 excelentes pontuações de Moscatéis de Setúbal.
É a primeira vez que a prestigiada publicação do americano Robert Parker Jr., o mais influente crítico do mundo, avaliou de uma só assentada um conjunto alargado destes generosos.
As classificações refletem a qualidade e excelência dos Moscatéis de Setúbal que segundo Mark Squires apelida no artigo são “os melhores vinhos que ainda desconhecemos”. Metade dos Moscatéis de Setúbal avaliados obteve pontuação igual ou superior a 90 pontos. Os destaques vão para o Moscatel Roxo “Single Cask”, com 96 pontos, e para o Moscatel Roxo Superior “Execellent” 2000, com 95 pontos, ambos do produtor Horácio Simões. Também com 95 pontos foram reconhecidos o Moscatel de Setúbal Coleção da Família, da Quinta do Piloto, e o Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos, da Bacalhôa Vinhos de Portugal.
O reconhecimento dos Moscatéis de Setúbal tem vindo a consolidar-se, também no panorama internacional, e para este feito têm contribuído publicações como a The Wine Advocate. Em Dezembro de 2009 o Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca 1947 alcançou os inéditos 100 pontos nesta revista, a classificação mais elevada na escala de Robert Parker Jr. e equivalente ao «vinho perfeito» apenas atribuída a 4 vinhos portugueses até à data. Em janeiro deste ano foi a vez do Moscatel de Setúbal Superior 1955 da José Maria da Fonseca arrecadar 99 pontos.
Link para o site eRobertParker: https://www.erobertparker.com/sitesearch/whatsnew.aspx
Redes Sociais