A casa Poças Júnior, em parceria com o restaurante DOP, no Porto, organizam um jantar vínico especial no dia 10 de setembro, data em que se assinalam 259 anos desde a criação da mais antiga região vitivinícola demarcada e regulamentada do mundo, a Região Demarcada do Douro.

DOP 350

A iniciativa conjunta do restaurante do conhecido chef Rui Paula e da tradicional produtora de vinhos do Porto insere-se nas celebrações do Port Wine Day, organizadas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), entre 3 e 13 de setembro, no Porto e Douro.

Um Porto branco seco, simples ou com água tónica é servido à chegada. Já à mesa, para entrada, o chef propõe morcela e puré de maçã, acompanhado de Poças Colheita 1992. Segue-se o prato de peixe – Pregado com arroz de lavagante, servido com Poças Reserva Branco 2014. Como prato de carne vai ser servida Perna de pato confitada com puré de trufa e cogumelos, harmonizada com um vinho topo de gama da Poças, o Símbolo 2009 Magnum. À sobremesa, Dacquoise de chocolate com gelado de framboesa e um Porto Poças Vintage 2007.

O programa da festa do vinho mais famoso de Portugal inclui uma rota gastronómica, na qual os restaurantes aderentes promovem um prato harmonizado com Vinho do Porto, uma prova de vinhos do Porto dos anos 70  – a Poças participa com o Porto Colheita 1976 – e de vinhos DOC Douro, bem como ações de divulgação do vinho do Porto em bares da cidade.