O vinho de topo da emblemática adega alentejana e verdadeiro ícone dos tintos alentejanos chega agora ao mercado, após 5 anos de estágio

herdade mouchao tunel 3 4 350

Apenas engarrafado em anos de excecional qualidade, o Tonel 3-4 é o mais fiel retrato do perfil e da herança da Herdade do Mouchão, consagrando a reputação desta centenária adega alentejana na produção de tintos plenos em caráter e complexidade, que perduram na história e na memória.

A primeira colheita, com data de 1996, nasce da descoberta que o vinho que estagiava nos tonéis 3 e 4 registava uma qualidade superior, concluindo-se que tal se devia à evolução singular da casta Alicante Bouschet nestes tonéis, feitos de carvalho português, macacaúba e mogno.

A colheita de 2008, agora apresentada, é a sétima na linhagem deste vinho de prestígio, e respeita a filosofia dos seus antecessores. É resultado de uma cuidada seleção de uvas Alicante Bouschet, provenientes da emblemática Vinha dos Carapetos na Herdade, onde esta casta foi pela primeira vez plantada em Portugal e aqui encontrou o seu perfeito terroir.

Após a fermentação em lagares e comprovada a sua excecional qualidade, o vinho é trasfegado para os tonéis 3 e 4, onde estagia durante 24 meses. Depois de reavaliada e novamente confirmada a sua qualidade, o vinho é engarrafado e repousa durante 24 a 36 meses em ambiente climatizado.

O Herdade do Mouchão Tonel 3-4 revela uma cor granada profunda e intensa, no aroma evidencia notas de enorme concentração, com perceções de eucalipto, menta, especiarias e frutos negros. Na boca, a uma macieza inicial, sucede-se uma frescura intensa, um equilíbrio e elegância extraordinários, uma concentração de taninos elevada e uma persistência impressionante. Tudo isto assegura a diferença qualitativa deste vinho e a sua enorme capacidade de longevidade.

A sua produção muito limitada (8.500 garrafas) apenas ocorre em anos de qualidade excecional, o que confere ao Tonel 3-4 um estatuto de ícone.

Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2008 tem o P.V.P. de 100€ (75 cl)