Na conferência denominada “Atrair Investimento para o Turismo”, organizada pela Comissão Europeia, no passado dia 5 de Abril, em Bruxelas, foi afirmado que o turismo é o motor da inclusão europeia

Turismo acessivel iscet 450

Nesse sentido foram apresentados os desafios para o setor do turismo tendo em atenção a priorização das verbas Europa 2020, nos quais foi destacada a sua sustentabilidade obtida a través do turismo inclusivo, acessível para todos (o turismo não pode ser uma atividade luxuosa, mas pode ser um catalisador da inclusão social). Para esse efeito, deve-se incidir no cruzamento de atividades, no combate à sazonalidade e apostar na clusterização.

Abarcar as propostas pertencentes ao âmbito do turismo acessível e inclusivo, facultadoras da acessibilidade e inclusão social de todos os seres humanos. Em particular, as pessoas com diversidade funcional permanente ou temporária – vulgo deficiência e incapacidade -, dado que o aumento da longevidade da população incentiva-as a fruírem das ofertas turísticas desde que garantam as adequadas condições de adaptabilidade.

No curso do ISCET , transmitir-se-ão as modalidades favorecedoras da acessibilidade e da inclusão no turismo mediante a ênfase nos seus bens, produtos e serviços concretizados no alojamento, alimentação, informação, transporte, fruição do lazer e de serviços a nível cultural, paisagístico e náutico, bem como de equipamentos urbanos e do ambiente edificado, rural ou natural.

Apresentar-se-ão medidas potenciadoras do entrecruzamento das ofertas turísticas, de modo a favorecer a consciencialização da sociedade para as oportunidades de negócios associadas à satisfação das expectativas das pessoas abrangidas neste segmento.

As inscrições dever-se-ão realizar através do seguinte contacto: [email protected]