Do alto das arribas do Douro Superior, a Quinta do Vesúvio volta a abrir portas para mais uma temporada de experiências únicas e exclusivas, que apresentam aos visitantes o melhor da propriedade de forma íntima e personalizada, numa das mais relevantes quintas do Douro, propriedade da Symington Family Estates

A experiência inicia-se com um refresco de boas-vindas, seguindo-se um passeio de jipe pela vinha. Liderado por um guia, este percurso permite a passagem pelas principais parcelas da propriedade e a descoberta das melhores histórias da Quinta do Vesúvio, com um cenário de incomparáveis vistas para o Vale do Douro, património da Humanidade. Posteriormente, os visitantes são convidados a realizar uma visita guiada pela histórica adega, uma das maiores do Douro. Concluída em 1827, a adega da Quinta do Vesúvio conta com oito lagares e é um dos últimos locais do mundo onde ainda é feita a pisa a pé, com as tradicionais e seculares lagaradas.

Com uma fachada que se tornou num marco incontornável da paisagem duriense, a casa principal é a paragem seguinte. A sala dos retratos é o palco de um dos momentos altos da visita, sendo possível provar cinco dos vinhos mais significativos vinhos da Quinta do Vesúvio (incluindo dois DOC Douro e três Portos Vintage). A prova poderá, também, ser servida na adega, estando agora esta possibilidade ao dispor dos visitantes. Já a varanda da casa senhorial é o local escolhido para o almoço, composto por entradas, prato principal (opção de peixe, carne ou vegetariano), sobremesa, fruta e queijos, e café, proporcionando momentos de convívio e lazer a todos os que tiverem o privilégio de visitar a propriedade.

O último ano foi de particular importância para a Quinta do Vesúvio. A propriedade assinalou 200 anos desde que António Bernardo Ferreira iniciou a conversão deste espaço através da plantação de 150 hectares de vinha e da construção de centenas de terraços. O primeiro vinho da propriedade foi engarrafado em 1868.

A história da Quinta do Vesúvio cruzou-se definitivamente com os Symington em 1989, com a sua compra. Desde então, a família tem procurado restabelecer e elevar a reputação daquela que é uma das maiores propriedades do Douro – sendo mesmo a maior quinta detida pela empresa familiar –, sem comprometer a autenticidade do espaço. Com um total de 326 hectares e uma altitude de 500 metros nos pontos mais elevados – possibilitando vistas panorâmicas únicas –, o espaço conta com 133 hectares de vinha e um terroir único, cuja combinação ímpar do microclima e do solo, assim como das múltiplas exposições e cotas, entre outras características, permitem a produção de vinhos de excelência.

É possível descobrir todos os cantos e recantos da Quinta do Vesúvio até ao dia 31 de outubro, mediante pedido de reserva através do endereço de e-mail [email protected], com um mínimo de sete dias de antecedência. A experiência tem uma duração aproximada de seis horas (das 10h00 às 16h00) e um custo de 500 euros por pessoa para grupos de duas a quatro pessoas, 450 euros para grupos de cinco a 10 pessoas e 50 euros para as crianças. Os grupos deverão ter um mínimo de dois e um máximo de 10 participantes. Para usufruir da experiência em pleno, é aconselhado o uso de roupa e calçado confortável. Mais informações disponíveis em https://visit.quintadovesuvio.com/.