Estruturado e aromático um branco alentejano de frescura ímpar, reforçando a gama de Monocastas brancas Adega Mayor

ADEGA MAYOR 2021 – GOUVEIO 2020
@LIONELBALTEIRO

À chegada do Adega Mayor Gouveio 2020 juntam-se também as novas colheitas de 2020 Adega Mayor Arinto e Adega Mayor Antão Vaz.

Os novos monocastas Gouveio, Arinto e Antão Vaz apresentam uma identidade própria que os distingue entre si, numa melodia ímpar tocada por cada casta utilizada. Porque cada monocasta representa um instrumento e há instrumentos que merecem ser ouvidos a solo.

O Adega Mayor Gouveio 2020 é um vinho de tonalidade amarela esverdeada, aspeto límpido e brilhante. Aromaticamente expressivo, sugere fruta exótica, maracujá e lima, bem como ligeiro vegetal fresco, pepino e pimento. A boca é leve, saborosa e bem balanceada entre a fruta, o vegetal e a frescura de uma acidez surpreendente.

O Adega Mayor Antão Vaz 2020 de aspeto límpido e tons pálidos de cor palha, é um vinho de aromas intensos e convidativos. A frescura do nariz sugere fruta exótica, onde se destacam as notas de ananás maduro e flor de maracujá.

Na boca entra ligeiro e discreto, evoluindo para uma complexa mistura de frutas frescas. Um conjunto repleto de harmonia onde a tensão, estrutura e volume de boca se apresentam em sintonia. A acidez bem integrada confirma a agradável sensação de equilíbrio e remete-nos para um final longo e persistente. Um Antão Vaz fresco e cheio de vida.

O Adega Mayor Arinto 2020 é um vinho aromaticamente discreto, de intensidade média, que privilegia as notas de maçã verde, lima e um caráter vegetal balanceado por uma mineralidade pungente. Na boca é “cheio” e vibrante. O final é persistente e confirma agradavelmente o carácter mineral do nariz.

Inaugurada em 2007, a Adega Mayor é o projeto vitivinícola do Grupo Nabeiro, onde a arte do vinho se cruza com a de Siza Vieira.

Com vinhas localizadas na Herdade das Argamassas e Herdade da Godinha, em Campo Maior, no Alentejo, a Adega Mayor tornou-se, desde logo, uma referência no enoturismo português por ser a primeira adega de autor construída em Portugal.