Aproxima-se a data da quarta edição do UVVA (Universo do Vinho Verde Amarante), que terá lugar entre 14 a 16 de junho, no Claustro do antigo Convento de S. Gonçalo, local que permite a conjugação de dois produtos fundamentais da oferta turística de Amarante: Património, História e Cultura e gastronomia e vinhos

Enquanto evento enogastronómico, o UVVA junta produtores de Amarante e de outros pontos da Região Demarcada de Vinhos Verdes com restaurantes, tasquinhas e confeitarias de doces conventuais, que combinam os melhores sabores da cozinha tradicional de Amarante com a excelência do Vinho Verde. No total, a edição 2019 do UVVA terá, como expositores, mais de três dezenas de produtores de Vinho Verde, a que se acrescentará uma representação de Moravia do Sul (República Checa), como região vínica convidada.

Do programa do UVVA, com abertura às 17:00 e cuja inauguração oficial acontecerá pelas 18:00 do dia 14, sexta-feira, constam provas e conversas sobre Vinho Verde, showcookings, por reputados chefs (Tiago Bonito, do Restaurante Largo do Paço; João Cura, Restaurante Almeja e Luís Américo, Puro 4050, Typographia Progresso, Boteco Mexicano e Cantina 32), bem como animação com música ao vivo, destacando-se, a 15, sábado, a atuação da banda “Capitão Mocho”.

O bilhete de entrada no UVVA tem um preço de cinco euros por pessoa e confere direito a um copo, porta-copos e a um voucher de descontos de 2,5€ na compra de vinho. Os ingressos estão disponíveis no local do evento, na Blueticket e na FNAC.

A edição 2019 do UVVA constitui um tributo a Amadeo de Souza-Cardoso e será distinguida com a presença de membros da rede Great Wine Capitals, composta por cidades de dez países diferentes: Austrália, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Argentina, Portugal, Estados Unidos, Chile e Itália.

Esta rede tem como objetivo promover intercâmbios turísticos, de educação e de negócios entre regiões vinícolas internacionalmente conhecidas, e estará em Amarante para a entrega dos prémios “Best of Wine Tourism”.