Tendo sido considerado 2016 um “ano Clássico” por muitos, a dupla Sophia Bergqvist e Jorge Moreira – co-proprietária e gestora, e enólogo da propriedade vitivinícola, respectivamente – chegaram à conclusão que, de facto, estavam perante um ano excepcional!

Assim decidem apresentar este ‘Quinta de la Rosa Porto Vintage 2016’, um vinho que já arrecadou 95 pontos pela Wine Enthusiast. A revista norte-americana vai apresentar esta novidade na sua edição do último mês deste ano.

 As Vinhas Velhas e as castas autóctones Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão (em menor quantidade) vindimadas nos mais antigos patamares da Quinta de la Rosa – localizados em terroir de classificação máxima, a letra A – foram pisadas a pé em lagares de granito, durante três a quatro dias. Os lotes mais complexos de 2016 foram mantidos, durante 18 meses, em balseiros de madeira de carvalho, antes de se fazer o lote final do ‘Quinta de la Rosa Porto Vintage 2016’.

O resultado revela um vinho de cor opaca. No nariz sobressaem os aromas muito ricos a chocolate preto, ginja, fruta bem madura, ao mesmo tempo que apresenta uma frescura conferida por aromas florais e a esteva. Já na boca, revela potência e elegância; é generoso, cheio de sabores, muito complexo e com taninos muito finos que lhe conferem persistência e nobreza. É um grande Vintage feito para dar prazer agora e durante as próximas décadas. É recomendado como digestivo, a acompanhar queijo ou chocolate, ou a ser degustado simples, como se de uma sobremesa se tratasse. A decantação é, porém, indispensável, uma vez que este vinho do Porto não é filtrado, podendo criar depósito ao fim de alguns anos.

Quinta de la Rosa Porto Vintage 2016, DOC Douro, tem o pvp recomendado de 50,00€, com uma produção de 9.166 garrafas.