O Millésime Brut Nature 2017 da Quinta d’Aguieira foi reconhecido como “O Melhor do Ano” na categoria Espumantes, na 12.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, promovido pela ViniPortugal
A distinção foi anunciada na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na passada sexta-feira, dia 9 de maio.
Lançado no final de 2024 e com 4 mil garrafas produzidas, este Millésime Brut Nature foi o resultado de uma vindima meticulosa e da seleção das melhores uvas da colheita de 2017. Produzido segundo o método clássico – de forma lenta e a baixa temperatura – com estágio de cinco anos, em contacto com as suas borras. Este espumante, com as castas Chardonnay, Maria Gomes e Touriga Nacional, destaca-se pela sua complexidade aromática, frescura marcada, bolha muito fina e persistente.
“Receber esta distinção no Concurso Vinhos de Portugal é um motivo de grande orgulho para toda a equipa. Este reconhecimento – num evento de referência no setor – reflete a nossa dedicação à excelência e reforça o nosso compromisso em criar vinhos singulares que perduram no tempo”, sublinha Diogo Campilho, diretor de enologia.
Recorde-se que, a Quinta d’Aguieira, localizada na região da Bairrada, é detida pela Aveleda desde 1997 e os seus 21 hectares conquistaram um lugar especial pelo grande potencial de envelhecimento dos vinhos aqui produzidos. Com um mosaico diferenciado de micro terroirs, a marca é composta pelos vinhos Arco d’Aguieira Branco e Tinto, Quinta d’Aguieira Branco e Tinto, Rarity of Time Tinto, Espumante Reserva Quinta d’Aguieira e, pelo agora galardoado, Espumante Millésime Brut Nature 2017.
O Millésime da Quinta d’Aguieira tem cor citrina com reflexos dourados.
No aroma o nariz revela uma complexidade aromática marcada por notas de frutos secos, brioche e pão torrado.
Em boca, mostra-se igualmente complexo, com um volume agradável e uma frescura destacada. A bolha, muito fina e persistente, intensifica a sensação de frescura e proporciona uma longa persistência no final de prova.
Tem o pvpr de 30,00€.
Redes Sociais