Erguido entre o estuário e os campos de arroz a perder de vista, o Sado é a mais recente aposta do Grupo Sublime na gastronomia, sendo à entrada da aldeia da Comporta que encontramos este refúgio do receituário tradicional português que, aos almoços, tem sempre um prato do dia a homenagear a nossa cozinha

Desenhado para refletir a simplicidade elegante e a beleza natural da Comporta, o projeto celebra a gastronomia nacional, com referências conhecidas de todos que, ao almoço, ganham protagonismo numa oferta que é democrática e plural. De quarta a sexta-feira há pratos do dia (15€), sugestões emblemáticas diferentes todos os dias, que vão desde Pataniscas de polvo e arroz de grelos a Carne de Porco à alentejana, Jardineira de Vitela, ou Solha frita e arroz de feijão, para referir alguns exemplos. Em parceria com os melhores produtores regionais, a equipa do Sado procura garantir que cada prato seja uma manifestação genuína do terroir da Comporta, numa experiência que querem que seja acessível a todos os que gostem de bons momentos à mesa. Além do prato do dia, há também a opção de menu, com prato, bebida e café (20€).

Profundamente ligada ao cenário envolvente, a carta do Sado destaca o peixe e marisco frescos (Linguado com açorda de ovas, Filetes de Pescada, Robalo, Pregado, Ostras do Sado, Percebes, Carabineiros ao alhinho…), e os arrozes, de tamboril e camarão, de polvo com filetes do mesmo, de lingueirão ou lavagante, sem esquecer a Canja de garoupa com amêijoas. Para quem não dispensa o prato de carne, o Bife à Sado, o Prego de novilho e os Secretos de porco preto são opções imperdíveis. Nos doces, as Farófias e a Sericaia confirmam que o que é nacional também é bom para terminar a refeição.

Inaugurado no Verão de 2024, o Sado traz à Comporta uma cozinha segura, num ambiente confortável e cuidado, onde todos são bem-vindos. Está aberto de quarta a sábado, das 12h00 às 22h30 e, ao Domingo, das 12h00 às 15h30.