Açores & Madeira juntos à mesa numa noite de celebração atlântica com inspiração no Oriente pelas mãos dos chefs Pedro Rosa e Júlio Pereira no Mirante Rooftop

O Mirante Rooftop Bar, em Ponta Delgada, vai juntar dois talentos da cozinha nacional para um menu exclusivo desenhado a quatro mãos que homenageia as tradições japonesas com destaque para os produtos dos Açores e da Madeira. O chef Pedro Rosa, do Mirante Rooftop, e o chef Júlio Pereira, do Yuki, celebram a excelência dos ingredientes dos arquipélagos em dois jantares especiais, marcados para 9 e 10 de maio.

Cozinha japonesa com sabores açorianos e madeirenses é a proposta do evento “Mirante convida Yuki”, um desafio lançado pelo chef Pedro Rosa, do restaurante Mirante Rooftop (Senhora da Rosa – Ponta Delgada), ao chef Júlio Pereira, do restaurante Yuki (Grupo Kampo – Funchal). Os dois chefs vão preparar um menu único de “7 Momentos”, servido apenas durante duas noites, que funde a sofisticação da cozinha japonesa com os sabores autênticos dos Açores e da Madeira. Os dois talentos da cozinha nacional prometem surpreender com um menu onde tradição e inovação se encontram à mesa.

“Este menu a quatro mãos pretende ser uma reflexão da fusão de elementos tradicionais e contemporâneos da culinária oriental. A inspiração para este evento vem do nosso desejo de promover sabores autênticos que ressoem com os ingredientes locais e as tradições que cada um de nós carrega”, explica o chef Pedro Rosa, responsável pela cozinha do Mirante Rooftop, restaurante do hotel Senhora da Rosa – Tradition & Nature.

“Este é um convite que aproxima não só as cozinhas dos dois restaurantes mas também os produtos dos Açores e da Madeira. Este encontro marca essa ligação histórica e geográfica que tem vindo a crescer nos últimos anos. Vamos partilhar o espírito do Yuki, que se inspira no conceito izakaya, – um bar japonês onde se serve comida simples mas carregada de sabor –, unindo a nossa herança gastronómica à autenticidade dos produtos portugueses”, comenta o chef Júlio Pereira, que conta também com a colaboração do chef Carlos Gonçalves, do Grupo Kampo.

Esta sinergia entre ilhas leva a que cada prato tenha sido cuidadosamente elaborado para destacar a qualidade e a frescura dos produtos das diferentes regiões, ao mesmo tempo que busca criar uma experiência gastronómica que dialoga entre o sushi tradicional e as influências inovadoras. Esta ação, que partiu da iniciativa de Pedro Rosa, visa proporcionar noites inesquecíveis, com a troca de experiências e técnicas culinárias que enriquecem ambas as equipas. “Estes jantares não são apenas uma oportunidade para partilhar pratos, são também momentos de celebração da diversidade cultural e gastronómica que Portugal tem para oferecer”, reflete o chef anfitrião.

O menu especial de 7 momentos compõe-se por tradições japonesas com sabores bem conhecidos dos portugueses. É o caso do charuteiro, um peixe abundante da Madeira, da família do lírio, ou mesmo do atum, que está na sua época, sendo assim o momento ideal para o apresentar de forma criativa mas mantendo o seu sabor autêntico. O maracujá, tão característico da Madeira, traz a acidez ideal para cortar a gordura do peixe, e mesmo o mexilhão à Bulhão Pato, trazido pelo chef Júlio Pereira, incorpora a cozinha portuguesa e simboliza a ligação ancestral entre Portugal e o Japão.

Menu Especial “Mirante convida Yuki” – 7 Momentos

Charuteiro, ponzu, azeite e chalota

Salmão, miso, mostarda japonesa

Atum, pudim, maracujá, mexilhão

Barriga atum, gema, alga nori

Camarão, foie gras, kataifi

Barriga de porco, molho teriyaki

Chá matcha, sake, chocolate branco

Os jantares estão marcados para os dias 9 e 10 de maio, com início às 19h30, limitados a 20 lugares em cada noite. O valor por pessoa é de 70€, com pairing de vinhos surpresa. O Mirante Rooftop Bar é o restaurante asiático da Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel, que prima pela sua atmosfera acolhedora e uma vista deslumbrante sobre a paisagem verdejante da ilha de São Miguel.

As reservas são recomendadas e podem ser feitas através de contacto telefónico (296 100 900) ou email (reservations@senhoradarosa.com).