Celebrar o talento feminino na alta-cozinha é o objetivo do primeiro jantar da série Ladies’ Night, que arranca dia 8 de maio, na Casa de Chá da Boa Nova (** Michelin), em Leça da Palmeira

Nessa noite especial, cinco chefs e três sommeliers, todas mulheres, juntam-se para servir um jantar memorável. Os vinhos dessa noite serão todos de produtoras e enólogas portuguesas.

Para esta iniciativa, a chef executiva da Casa de Chá da Boa Nova (CCBN), Catarina Correia, convida as chefs Ana Moura (Lamelas, Porto Covo), Aurora Goy (Apego, Porto), Louise Bourrat (Boubou’s, Lisboa) e Marta Caldeirão (Âmago, Lisboa), todas elas ao leme de restaurantes recomendados no Guia Michelin. Os vinhos são responsabilidade de Cátia Correia, da CCBN, e das sommeliers convidadas, Daniela Rodrigues (Authentic) e  Priscila Haddad (Sogevinus).

“Sinto que estamos a viver um momento em que as mulheres começam, finalmente, a ocupar mais espaço na gastronomia com visibilidade, reconhecimento e confiança. Mas sei também que o caminho para a igualdade de oportunidades ainda está longe de terminar. Por isso, acredito que é fundamental estarmos unidas, celebrarmos o que foi conquistado e, sobretudo, continuarmos a apoiar-nos umas às outras. Estas Ladies’ Nights são sobre isso: talento, força e partilha”, explica Catarina Correia

Bióloga de formação, Catarina lidera “com talento e sensibilidade” a cozinha do restaurante com duas estrelas Michelin que Rui Paula abriu em 2014 no edifício emblemático projetado por Siza Vieira. “Gosto de pensar que, na nossa empresa, olhamos para as pessoas, para aquilo que são e entregam, sem distinguir géneros. Mas também sei que isso ainda não é regra. Por isso, estes jantares têm um significado especial: são um gesto simbólico, mas cheio de intenção”, afirma Rui Paula. “É o momento de dar à Catarina o protagonismo e de, juntos, fazermos ruído, para inspirar mudança”.

O menu de 10 momentos para o primeiro jantar (dia 8 de maio, Casa de Chá da Boa Nova), custa €290 e inclui harmonização vínica ou não alcoólica.

O programa das Ladies’ Nights prossegue em Julho no Boubou’s, em Lisboa, e em Outubro no Lamelas, em Porto Covo.

A iniciativa tem a curadoria do escritor e curador gastronómico Nelson Marques, autor da coleção “Chefs Sem Reservas”, e que é também co-fundador do evento.

Conta com os apoios da AlpenKaviar, azeite D.P.C., Haier Portugal e Laborela.

  • 8 de maio: Casa de Chá da Boa Nova (** Michelin), Leça da Palmeira.

Chef anfitriã: Catarina Correia

  • 7 de julho: Boubou’s, Lisboa (recomendado no Guia Michelin)

Chef anfitriã: Louise Bourrat

  • 3 de outubro: Lamelas, Porto Covo (recomendado no Guia Michelin)

Chef anfitriã: Ana Moura

Reservas:

Email: boanova@ruipaula.com
Telefone: +351 229 940 066
Site: casadechadaboanova.com