O septuagenário restaurante Rei dos Leitões, instalado na mítica recta da Mealhada, na Bairrada, apresentou doze os novos pratos, distribuídos por entradas, opções de peixe, de carne e sobremesas, três em cada item.

Leitão com trufa

Muitas outras opções compõem a dinâmica carta do Rei dos Leitões, recheada em comida e em vinhos – conta já com mais de 3.000 referências, numa viagem por Portugal e pelo Mundo vinícola.

Pratos repletos de inovação na confecção e no empratamento, mas que acima de tudo não renegam às origens, ou não fosse este um restaurante de comida portuguesa. A qualidade do produto e um serviço de excelência são “porta estandarte” da dupla Licínia Ferreira e António Paulo Rodrigues, respectivamente proprietária e gestor do espaço. O chefe Carlos Fernandes e Lídia Ribeiro, responsável pela pastelaria – aka A Doceira do Rei –, são mestres na arte de transformar os produtos, que chegam à mesa repletos de sabor e design gastronómico.

Um ano após a grande mudança estética e tecnológica na cozinha, e a criação da Sala do Rei – mais intimista e com acesso directo à cozinha –, chega o momento de partilhar a confecção refinada feita na eclética cozinha do Rei dos Leitões. Afinal, há muito para além do muito cobiçado prato típico da Mealhada – o ‘Leitão assado à moda da Bairrada’ –, até porque os sabores marinhos ditam a diferença e conquistam cada vez mais clientes. Sempre com a tradição de mãos dadas com a contemporaneidade e a elegância no detalhe, características enaltecedoras de um excelente exemplo na restauração em Portugal.

As entradas de Primavera fazem-se com um brinde ao oceano. Desde ‘Caviar, percebes, salicórnia e aipo’ à combinação inusitada de ‘Carabineiro, abóbora, rabanete e manjericão’, passando pela ‘Vieira, abacate, ouriços e cebolinho’. O chefe voltou a meter o nariz no mar – que a época já pede –, para de lá desencantar três novos pratos de peixe: ‘Rodovalho, lingueirão, tomate e hortelã da ribeira’, ‘Bacalhau, favas, azeitonas e coentros’, e ‘Robalo, agrião, cherovia e rúcula’. O ‘Cabrito com broa, alecrim e maçã bravo de esmolfe’, o ‘Leitão, trufa, laranja e cenoura’ e o ‘Pato, foie gras, cenoura e baunilha’ são o marco das novidades nos pratos de carne. Quanto a sobremesas, o final de uma refeição feita sem cerimónias, mas com a delicadeza e o detalhe firmado no sabor, a escolha é feita entre ‘Queijos, abóbora, tomilho e gengibre’ e uma versão arrojada do típico doce conventual da região, o ’Morgado do Bussaco, nozes, lima Kaffir e mel’. Para os que são aficcionados na mais badalada sobremesa alentejana, a escolha recairá, na certa, na ‘Sericaia, ameixa, amêndoa e hortelã’.

No reinado do leitão à moda da Bairrada a harmonização faz-se com os emblemáticos espumantes e vinhos produzidos na Região Vitivinícola, protagonistas da carta de vinhos do restaurante. Mas a “Adega do Rei” não se fica por aqui, antes pelo contrário, já que a oferta inclui néctares de todas as regiões do nosso país e outras tantas do estrangeiro.

Morada: Avenida da Restauração, 17, na Mealhada
Telefones: 231 202 093 ou 968123034
E-mail: [email protected]
Facebook: Rei dos Leitões