O mais recente lançamento da Quinta de Ventozelo acaba de chegar ao mercado, com o Essência de Ventozelo Branco 2019, com um lote limitado de três mil garrafas e um PVP de 38,50 €, é um vinho vem complementar a gama Essência de Ventozelo, que até à data tinha apenas vinhos tintos
“O nosso objetivo foi fazer o melhor vinho branco de Ventozelo, um vinho de excelência”, resume José Manuel Sousa Soares, diretor de enologia da Quinta de Ventozelo. “Assim, combinaram-se as melhores uvas com as melhores madeiras, com o objetivo de obter um vinho equilibrado, estruturado e distinto, que refletisse a essência de Ventozelo.”
Provenientes de vinhas com 20 anos de idade, são duas as castas que compõem o Essência de Ventozelo Branco 2019: 70% de Viosinho e 30% de Malvasia Fina. “O Viosinho é, para nós, a melhor casta de branco para produzir vinhos do Douro. Geralmente com uma produção média, dá origem a vinhos com grande volume de boca e estrutura, mantendo um perfil fresco e complexo”, explica José Manuel Sousa Soares. “Em Ventozelo, o Viosinho está plantado numa das zonas mais altas da Quinta, na zona mais fresca e mais protegida do calor da tarde. No ano de 2019, estava em ótimas condições quando foi vindimado”. Já a Malvasia Fina, casta de bago pequeno, em 2019 teve uma produção muito equilibrada. No mês de agosto apresentou condições fitossanitárias saudáveis, decorrendo a maturação de uma forma relativamente lenta. Tendo, esta casta, uma janela ideal de vindima muito estreita, em 2019 foi possível vindimá-la no seu apogeu.
Ao estágio de oito meses em barricas de carvalho francês de 300 litros – de segundo e terceiro ano, das tanoarias Baron, Radoux e Seguin Moreau – seguiram-se cinco anos em garrafa, até ao lançamento para o mercado. O resultado é um vinho que se destaca pela sua amplitude aromática e complexidade. No nariz, revela os sinais do estágio em madeira e em garrafa, combinando toques fumados, nuances especiadas e mel, com notas frescas a casca de citrinos que aparecem em segundo plano, de forma mais discreta. No paladar, a frescura e complexidade ressurgem, envoltas de uma textura aveludada e elegante. Um vinho completo, que termina de forma persistente e cheio de requinte. Acompanha na perfeição queijos maturados, foie gras, pratos de peixes gordos e carnes de intensidade média. Combina com pratos vegetarianos ricos, como risoto de cogumelos e trufas.
Tem uma graduação de 13,5º e um pvp de 38,50€
Um branco altamente aconselhado pelo Alivetaste.
Redes Sociais