A casa de leilões britânica Woolley & Wallis tem o prazer de apresentar uma raríssima jarra de vinho da dinastia Kangxi (1662-1722), pertencente à coleção privada de William Cleverley Alexander (1840-1916), um dos maiores conhecedores de arte e filantropia do Reino Unido
Esta peça única, adquirida em 1907 e preservada na família por mais de um século, será leiloada em 20 de maio de 2025, junto com um vaso igualmente raro do mesmo período.
A jarra, de um vibrante esmalte amarelo, é moldada na forma dos caracteres chineses Fu Lu Shou (福祿壽), que simbolizam boa sorte, prosperidade e longevidade – três dos pilares da cultura chinesa. Durante o período Kangxi, jarras como esta eram usadas em cerimônias, rituais fúnebres e celebrações de aniversário, refletindo a rica tradição vinícola da China, que remonta a mais de mil anos. O vinho Huiquan, feito de arroz glutinoso e água de nascente, era amplamente apreciado na corte imperial e entre a elite chinesa da época.
Segundo John Axford, especialista em arte asiática e presidente da Woolley & Wallis: “É uma honra leiloar esta peça excecional, que exemplifica o olhar criterioso de William Cleverley Alexander para a qualidade e o requinte. Esperamos grande interesse de colecionadores ao redor do mundo.” A peça está avaliada entre £4.000 e £6.000.
Além da jarra, o leilão contará com um vaso meiping decorado com motivos de esquilos entre videiras frutíferas, estimado entre £20.000 e £30.000.
Redes Sociais