O Duro chega à cidade de Lisboa para resgatar o conceito dos restaurantes clássicos, em que a alta qualidade do produto e os sabores autênticos se sobrepõem aos excessos da apresentação no prato

Com foco na gastronomia nacional, são assumidas as inspirações francesas e espanholas, à luz de outros tempos, que fascinavam a Lisboa do início do séc. XX. Duro é o “irmão” mais novo da Cervejaria Sem Vergonha e apresenta-se numa combinação de elementos tradicionais com tendências de design.  

Inspirado no conceito de uma “brasserie” ou “bistrô” parisienses, o Duro, numa homenagem aos clássicos restaurantes de uma Lisboa com influência francesa e espanhola, tem uma carta a reinterpretar pratos como Chateaubriand, Polvo à Galega ou Ovos Rotos com Carabineiro. Da oferta da cozinha, sobressai a portugalidade, como Arroz de Forno de Robalo e Gambas ou Barriga de Leitão crocante, oferecendo também com uma seleção de pratos vegetarianos, como Cogumelos à Brás com Trufa. À frente da cozinha, encontra-se o chef executivo Sandro Farinho, que junta este novo desafio ao do restaurante Yuppie, na Avenida da Liberdade, com um percurso marcado por uma gastronomia de alta qualidade.

“Em Lisboa sempre se cruzaram muitas influências de fora, com destaque para a cozinha galega e a parisiense. A nossa base é lisboeta mas também com a influência francesa e espanhola, tal como eram os melhores restaurantes de Lisboa em meados do século XX”, comenta Diogo Amaral, sócio do Duro.

“O nosso relacionamento de proximidade com os fornecedores garante-nos a mais alta qualidade dos produtos usados na cozinha, com a máxima frescura, em sintonia com a sazonalidade. Temos também a exposição de peixe e marisco fresco, o que permite aos nossos clientes fazerem as suas escolhas conscientes da qualidade do produto”, refere o chef Sandro Farinho.

O inusitado nome Duro deve-se a uma das ruas onde se encontra o restaurante, a Boqueirão do Duro, com origem nos arruamentos antigos que desembocavam no rio, os boqueirões. Mas também “Duro” pela sua abordagem de resgate de um passado onde a alta qualidade era inabalável, focado na matéria-prima, no serviço e na experiência do cliente. Este novo restaurante do grupo Attifood, junta-se aos seus “irmãos” Descarado, Sem Vergonha, Vivant e Yuppie, para complementar a oferta na cidade, onde o produto e o sabor se sobrepõem aos excessos da apresentação no prato.  

Com uma abordagem que mistura o clássico e o contemporâneo, o Duro distingue-se por uma pegada avant-garde, com uma identidade visual e conceptual do restaurante que assenta na combinação de elementos tradicionais e nas últimas tendências de design. O ambiente é singular e confiante, assente numa decoração de materiais nobres como a madeira e a pedra natural, combinados com a dureza do inox e o mobiliário moderno e confortável, da responsabilidade do Atelier Catarina Cabral.

O espaço conta com 70 lugares nas mesas, 11 ao balcão e 12 lugares na sala privada, com entrada independente a partir do exterior, para eventos ou reuniões privadas.

Morada: Rua Dom Luís I, 32, Lisboa
Reservas: 926 472 698
Estacionamento: parking privado e gratuito (à frente do restaurante)