A Espanha Verde é a marca turística que representa quatro comunidades autónomas espanholas – Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco – promovendo o destino e explorando o seu património, arquitetura, paisagem natural, gastronomia e vinhos, tendo o projeto sido apresentado pela primeira vez em Portugal, no Porto, sob o mote “Norte Diem”
Criada há 35 anos para representar as regiões da Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco na promoção e posicionamento do destino, a Espanha Verde é uma assinatura do Turismo de Espanha que desenvolve e potencia experiências, produtos e roteiros que são um convite à descoberta deste território.
“Depois de apresentarmos a Espanha Verde em Frankfurt em 2023, escolhemos fazê-lo este ano na cidade do Porto pela relação transfronteiriça que temos com toda a região Norte de Portugal. O mercado português é muito importante para nós, não apenas pela proximidade geográfica, mas também pela afinidade cultural que temos em comum”, realça Xosé Manuel Merelles, Diretor da Agência de Turismo da Galiza, região que assume a coordenação das ações promocionais da Espanha Verde em 2024.
“Temos números muito diferentes em cada região. O mercado português é o principal mercado na Galiza, representando mais de 44% do turismo internacional, e nas Astúrias ocupa o terceiro lugar. Já na Cantábria e no País Basco, os portugueses representam cerca de 3,5% dos turistas estrangeiros”, acrescenta o responsável. A par de Portugal, as quatro regiões que compõem a Espanha Verde têm como mercados prioritários França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos da América.
Numa abordagem coletiva que estimula o espírito de aventura e o respeito pela natureza, a marca desenvolve projetos conjuntos para divulgar produtos turísticos transversais às quatro regiões, graças a propostas imersivas e sensoriais. “A Grande Rota da Espanha Verde”, um dos projetos centrais da marca, é um roteiro que permite conhecer as quatro regiões em 16 etapas, desfrutando da riqueza da paisagem natural protegida, da imponência do património e da arquitetura, da sofisticação da oferta vínica e gastronómica ou da diversidade da cultura e das tradições, aspetos que unem as quatro comunidades e definem a sua identidade.
O “Corredor Ecoturístico Espanha Verde” é outro dos grandes projetos desenvolvidos pela marca, em parceria com o Turismo de Espanha. Financiado por fundos europeus, este será em breve o maior corredor ecoturístico da Europa, integrando 30 espaços protegidos e cerca de 350 empresas turísticas das quatro comunidades, numa aposta clara por novos serviços no turismo sustentável, social e ambiental.
Com 56 restaurantes galardoados com Estrelas Michelin, grutas com arte pré-histórica declarada Património da Humanidade pela UNESCO, 42 espaços naturais protegidos, entre parques e reservas, 2.500 quilómetros de costa marítima e mais de 30 vias verdes exclusivas a peões e a ciclistas, o território Espanha Verde incentiva a atividades como uma degustação enogastronómica de excelência, a prática de desporto, especialmente o surf, a realização do Caminho de Santiago Norte, marcado por vias medievais, ou o slow sleep, segmento que valoriza os alojamentos de charme situados no meio da natureza.
“Norte Diem” foi o mote do evento de apresentação da marca Espanha Verde em Portugal, realizado no passado dia 14 de novembro na Quinta dos Barões, em Vila Nova de Gaia, marcado por uma experiência enogastronómica, artística, audiovisual e interativa. O menu foi assinado pelo Chef basco Iñigo Lavado, onde os ingredientes, vinhos e sidras tradicionais de cada região foram os protagonistas de uma proposta original, criativa e contemporânea. A apresentação da Espanha Verde em Portugal reuniu ainda operadores turísticos, agências de viagens, representantes do Turismo Porto e Norte, autarquias, criadores de conteúdos digitais e personalidades ligadas ao setor dos vinhos, gastronomia e cultura da cidade e do país.
Redes Sociais