A quinta edição do Poseidon, um vinho nascido no Douro e amadurecido no oceano Atlântico, a bordo de um navio bacalhoeiro, já chegou ao mercado e é um tinto singular, fruto de uma parceria entre a Lua Cheia-Saven e o Clube de Oficiais da Marinha Mercante

O mar está desde há muito ligado à história da Saven, a “casa mãe” do produtor Lua Cheia. Afinal de contas, a empresa nasceu como exportadora de produtos alimentares portugueses e abastecedora de navios mercantes e frotas de pesca. Assim, quando, em 2010, se desenvolveu como produtora de vinhos, através da criação da Lua Cheia-Saven em associação com enólogo Francisco Baptista, foi com naturalidade que surgiu a ideia de elaborar um tinto estagiado em alto mar. Afinal de contas, era do conhecimento das gentes do mar que os vinhos que embarcavam voltavam diferentes…e melhores.

O primeiro Poseidon surgiu na colheita de 2014 (duas edições), repetindo-se nas vindimas de 2015 e 2018. A quinta edição, de 2021, chega agora ao mercado e, tal como as anteriores, é proveniente do Douro, onde a Lua Cheia-Saven possui uma propriedade no vale do Pinhão, a Quinta do Bronze, e um centro de vinificação.

Foi no passado dia 16, no Museu Marítimo de Ílhavo, que foi realizado o lançamento oficial desta última edição, local escolhido, por ser a maior concentração histórica da Pesca longínqua do Bacalhau.

O vinho foi elaborado a partir das variedades Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão. Fermentado em inox, estagiou depois 12 meses em barricas de carvalho francês. Após o engarrafamento, teve então lugar o estágio de alto mar. Fruto de uma parceria com o Clube de Oficiais da Marinha Mercante, 1500 garrafas partiram no dia 4 de julho de 2024 a bordo do navio bacalhoeiro Lutador e navegaram 9052 milhas durante 73 dias até ao seu regresso a casa. Ao longo da faina de pesca nos Grandes Bancos da Terra Nova, no Canadá, o Poseidon 2021 enfrentou as ameaçadoras vagas e ventos do Atlântico Norte. E regressou mais tranquilo, polido e preparado para dar prazer a quem o souber apreciar.

O Poseidon Douro tinto 2021 é assim um vinho de grande profundidade aromática, concentrado e intenso, com notas de frutos do bosque como o mirtilo e a amora preta associadas a subtis fumados e especiarias da barrica. A boca é bem estruturada, mas ao mesmo tempo elegante, com perfeito equilíbrio ácido a trazer grande frescura e presença. O final é longo, distinto, com notas florais e de bagas silvestres.

Tem o p.v.p.r de €37.