Tudo começou com o Projeto Talhão, que tem como objetivo (dar a) provar o potencial do terroir de Pias para a produção de vinhos diferenciados, alguns de nicho, mas sempre com grande qualidade

A “ousadia” é da Família Margaça, embaixadores da região, que acaba de apresentar um novo exemplar desta experiência: o Talhão 02 Tinto 2021, um monovarietal Sousão.

Comecemos por explicar a organização da propriedade da Família Margaça com os seus cerca de 140 hectares de vinha dedicados, exclusivamente, à produção de uva, que estão divididos por “talhões”, cada um deles com apenas uma casta plantada. Esta espécie de “laboratório a céu aberto” permitiu-os perceber, através de microvinificações, qual o comportamento de determinada variedade naquele terroir e naquele ano, a que mais tarde, e à mercê da qualidade alcançada, se chamaria de Projeto Talhão.

Em 2021, as atenções voltaram-se para o talhão nº 2 onde estava plantada a casta Sousão, muito popular no Norte de Portugal, mas mais discreta no Alentejo onde tem servido, sobretudo, de personagem secundária na melhoria de lotes. Esta casta ocupa 4,5 hectares da propriedade da Família Margaça, tendo sido plantada em 2015.

O ponto de partida foi, no mínimo, peculiar. Este seria um vinho para “amar ou odiar”, antecipava a equipa de enologia da Família Margaça, produtor da região de Pias, no Alentejo. Ainda assim, e sem hesitações, foi unânime que o lançamento do terceiro vinho do Projeto Talhão seria mesmo um monovarietal da casta Sousão, que beneficiou de um ano agrícola excecional que evidenciou todo o seu potencial.

O novo “Família Margaça Talhão 02 Tinto 2021”, além de fruto da curiosidade de uma família sobre o seu próprio terroir, é também uma história sobre coragem e afirmação. Através deste projeto, o produtor reforça o seu compromisso em elevar o patamar dos vinhos de Pias, “alvos fáceis numa eterna, e ingrata, guerra de prateleiras”, como afirma Luís Margaça, atual administrador. Através deste tipo de projetos e lançamentos, “conseguimos mostrar o outro lado de Pias, com vinhos de grande qualidade e perfil diferenciador, que podem competir, agora sim de forma justa, em novas prateleiras, nomeadamente nos segmentos médio alto e alto”, acrescenta.

Sobre o vinho, disponível em apenas 3.800 garrafas e com PVP de 29,50€, afirma-se como um verdadeiro Sousão do Alentejo: complexo, intenso e bastante aromático, ainda que bem polido e com boa acidez, características típicas da casta Sousão. E como um “Alentejo” pede Alentejo, para acompanhar sugerem-se típicos assados de borrego ou cabrito com ervas frescas ou o clássico ensopado de borrego com especiarias quentes. O “Família Margaça Talhão 02 Tinto 2021 está pronto a beber, podendo também beneficiar com estágio de 3 a 5 anos de guarda.

Para mais informações sobre o vinho, o Projeto Talhão ou locais de venda, por favor consultar:  https://www.margaca.com/