Uma adega desenhada a tinta-da-china e a irreverência do Encruzado: a colheita 2021 do Grande Villae Branco da Taboadella chega ao mercado com um novo lote, mais audacioso, e uma nova imagem com a assinatura de Eduardo Aires

Já considerada um dos ícones do projeto vínico, a referência foi alvo de intervenção a tempo da nova colheita – por dentro e por fora. Ao novo lote, com estágio em garrafa, junta-se agora um rótulo de estreia, onde o esquisso da adega de design da Taboadella enaltece a ligação do edifício nobre com a natureza que o rodeia.

“O território é sempre um lugar seguro para encontrar respostas. Neste Grande Villae, o território que convocámos para ilustrar a sua roupagem é material e edificado, pensado e feito pelo homem. A adega é aqui explorada e representada através de um desenho a tinta-da-china, expressivo e emocional, que nos sinais e exuberância dos traços a negro evoca a racionalidade do desenho arquitetónico que tanto a caracteriza – a emoção e a razão, lado a lado”, salienta o professor Eduardo Aires, responsável pela nova roupagem.

O Taboadella Grande Villae 2021 resulta de um lote de 100% Encruzado oriundo de parcelas distintas, com altitudes médias de 500 metros e exposições a oeste e a sul.

O solo granítico arenoso siltoso, com fragmentos de feldespato, deu origem a um vinho que se distingue pela sua mineralidade granítica. Um branco complexo e muito elegante, que fermentou e estagiou 20% em cubas de cimento, e o restante em barrica de carvalho francês de 500 litros.

“É num contexto vitivinícola muito específico, com uma vinha única de 42 hectares, que surge o Taboadella Grande Villae de 2021. Um vinho que assume a irreverência do território e transmite uma frescura vibrante, tão característica da casta Encruzado, e que se evidencia no estágio em cubas de cimento”, explica Luísa Amorim, CEO da Taboadella.

Já a dupla de enologia, Jorge Alves e Rodrigo Costa, descreve o Grande Villae branco 2021 como um vinho “notavelmente complexo” marcado pela “riqueza aromática fascinante, textura sedosa e finíssima linearidade, cuja persistência em final de boca fá-lo longo e preciso”.

Dono de um novo lote e nova imagem, o Taboadella Grande Villae Branco 2021 é o resultado de uma produção limitada a 4.500 garrafas.

O P.V.P. do Taboadella Grande Villae Branco 2021 é de 38€