Três vinhos do Porto muito raros, nascidos no século XIX, fazem parte da nova coleção da Van Zellers & Co, uma edição única e limitada: Van Zellers & Co XIX The Rare Port Collection. Após décadas de um longo estágio em cascos de carvalho, o trio de Tawnies muito antigo vê agora a luz do dia para honrar os conceitos de Liberdade, Família e Poesia
Porque cada garrafa conta uma história e representa um momento que a Van Zellers & Co nunca mais irá repetir, a coleção é composta pelos Very Very Old Tawny Portos Crafted by Liberty, lembrando o ano em que Abraham Lincoln foi eleito 16º presidente dos Estados Unidos da América, em 1860; Crafted by Family, a sinalizar o casamento dos trisavós da atual geração proprietária da Van Zellers & Co, em 1870; e ainda Crafted by Poetry, para recordar o nascimento do ilustre poeta Fernando Pessoa, em 1888.
“Foi a liberdade que nos permitiu escolhê-los. Foi a família que nos permitiu cuidar deles. E é com poesia que agora os partilhamos”, explica Cristiano van Zeller. A tríade, que é também o consagrar do percurso de vida do produtor com mais de 40 anos de experiência, resulta das suas muitas provas e visitas a antigas quintas do Vale do Douro. A busca pelos vinhos do Porto muito antigos e em perfeitas condições, moldados pelo homem e transformados pelo tempo, culminou na criação de uma coleção irrepetível, cujos vinhos apresentam nuances de cor ganhas com a passagem das décadas, bem como uma complexidade de aromas ímpar.
O trio de Portos Tawny, envelhecido por mais de um século em cascos de madeira muito antigos, chegou aos dias de hoje por via da mestria do seu principal provador, Cristiano van Zeller, que os manteve mais vivos do que nunca através de uma simbiose entre arte e ciência.
Os Very very Old Tawny Portos são vendidos em conjunto, sendo que apenas existem 75 coleções. A caixa que acomoda os antiquíssimos vinhos do Porto, feita à medida e sob encomenda, inclui três garrafas sopradas à mão, um decantador em cristal superior da Vista Alegre Atlantis, e ainda três gargantilhas de prata da Leitão & Irmão, em tempos joalheiros oficiais da coroa portuguesa, fundada também ela no século XIX.
Uma das coleções foi doada à Gérard Basset Foundation, a principal fundação de caridade do mundo que, em parceria com as empresas ligadas ao vinho, às bebidas espirituosas e à hotelaria, trabalha na melhoria de oportunidades para as minorias.
O lançamento desta coleção exclusiva da Van Zellers & Co contribui para dar ainda mais relevância e visibilidade aos vinhos do Porto de coleção, que ajudam a espelhar a qualidade de Portugal no mundo.
Van Zellers & Co XIX The Rare Port Collection tem o P.V.P de 22 mil euros.
Redes Sociais