Os melhores vinhos do ano já foram escolhidos, revelação que decorreu no dia 6 de Maio, em Santarém, na Cerimónia de Entrega de Prémios da 9ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa organizada pela ViniPortugal

Entre os mais de 1.450 vinhos inscritos, o júri elegeu 442 vencedores, entre as quais 36 medalhas são na categoria de Grande Ouro, 107 de Ouro e 291 de Prata.

Com uma avaliação exigente realizada por 109 especialistas nacionais e internacionais, que provaram os vinhos candidatos em sessões técnicas durante três dias e, posteriormente, pelo Grande Júri em reuniões de dois dias, a região mais premiada desta 9ª edição foi o Douro, que conquistou 14 medalhas, seguindo-se as regiões de Alentejo e Tejo, com 7 e 4 medalhas, respetivamente. É de destacar ainda os Melhores do Ano, que distinguem os melhores entre os Grande Ouro, sendo eles:

  1. O Melhor do Ano – Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado, 2017, Global Wines
  2. O Melhor do Ano Licoroso – Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos, 2000, Bacalhôa Vinhos de Portugal
  3. O Melhor do Ano Varietal Tinto – Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro, 2019, Quinta da Fonte do Souto
  4. O Melhor do Ano Varietal Branco – Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado, 2017 Global Wines
  5. O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) – Falcoaria Grande Reserva, 2018, Casal Branco
  6. O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) – Falcoaria Colheita Tardia, 2016 Casal Branco
  7. O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) – Quinta da Rede Vinha do Pinheiro, 2018, Quinta da Rede
  8. O Melhor do Ano Espumante – Marquês de Marialva Cuvée Primitivo Brut Nature, 2014, Adega Coop de Cantanhede

“O Concurso Vinhos de Portugal ultrapassa, todos os anos, o recorde de inscrições, facto que muito nos orgulha porque comprova a credibilidade da iniciativa e a sua reputação. O nosso intuito é o de premiar os vinhos portugueses através de um concurso imparcial que, ao mesmo tempo, beneficie o consumidor, ao apresentar-lhe fatores relevantes de diferenciação para o momento da compra. Qualidade, inovação e diversidade são os elementos cruciais que definem os melhores vinhos e foi com satisfação que vimos nesta 9ª edição a dificuldade do Grande Júri em elegê-los, sendo este um sinal muito claro da excelência dos nossos vinhos e do trabalho desenvolvido pelos produtores nacionais”, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.

Os vinhos distinguidos com as medalhas Grande Ouro e Ouro no Concurso Vinhos de Portugal terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar ainda este ano, prova de como o Concurso Vinhos de Portugal representa uma forma de promoção internacional para os produtores portugueses.

Esta edição contou com um Júri Regular constituído por 86 jurados nacionais e 23 internacionais do sector, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outros. Entre os jurados internacionais destacam-se Amelia Singer, do Reino Unido; Araik Manukyan e Kateryna Yushchenko da Ucrânia; Henrik Dahl Jahsen da Noruega; Maurício Roloff e Eduardo Milan do Brasil; Fredrik Akerman da Suécia; Georgina Estrada do México e Julia Coney, Randall Bertão e Scott Zebarth dos Estados Unidos da América.

O Concurso Vinhos de Portugal é um dos eventos de referência do sector, que reconhece a qualidade dos vinhos nacionais e promove experiências e sinergias entre produtores, especialistas nacionais e internacionais durante uma semana. Em paralelo reafirma a posição de excelência da produção nacional nos mercados de exportação.

A lista completa de premiados está disponível no site do Concurso Vinhos de Portugal em:  https://concursovinhosdeportugal.pt/.