Vinhos raros, provenientes de colheitas excecionais, chegam ao mercado com duas colheitas: Vinha do Contador Grande Júri Branco 2015 e Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2013

A 19I90 Premium Wines, divisão de vinhos topo de gama do grupo Global Wines, acaba de colocar no mercado dois dos seus vinhos de terroir: Vinha do Contador Grande Júri Branco 2015 e Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2013. Dois vinhos de produção limitada, de duas colheitas excecionais, originárias de uma única vinha do Dão com uma história longa de séculos, ambos com uma classificação superior a 95 pontos atribuída por um painel internacional de juízes.

É num cenário de mais de 400 anos de história, localizado na nobre vila de Santar, com os seus palácios rodeados por jardins e vinhedos, protegidos pelas serras do Caramulo e Estrela, que nasce o Vinha do Contador. Na propriedade do Paço dos Cunhas, fundada em 1609, é cultivada em modo biológico a vinha cujas uvas dão origem a estes vinhos icónicos, que no rótulo ostentam o brasão desta casa senhorial considerada uma das mais antigas propriedades agrícolas da região.

“Em cada garrafa deste vinho vivem muitas estações e muitos séculos de história. O Vinha do Contador Grande Júri resulta do trabalho de uma equipa dedicada, que espera o tempo certo para criar o melhor vinho, o mais raro e mais especial. A classificação de “Grande Júri” para ambas as colheitas enche-nos de orgulho e estamos certos que se trata de um vinho para as melhores garrafeiras e adegas de colecionadores”, refere, a propósito, Vítor Castanheira, CEO da 19I90 Premium Wines.

O Vinha do Contador Grande Júri Branco 2015, para além de ser o primeiro branco da marca com a classificação “Grande Júri”, tem a particularidade de estar entre os cinco vinhos do Dão com a chancela de qualidade “Nobre”, a mais alta distinção da região do Dão, o que faz dele um vinho único. De acordo com Vítor Castanheira, “trata-se de um vinho verdadeiramente excecional. Provém de uma colheita de um ano extraordinário, em que a casta Encruzado revelou todo o seu potencial”. Trata-se de um blend das castas Encruzado, Malvasia Fina e Cerceal Branco, que resulta num vinho de grande complexidade aromática, frutado, fresco e elegante.

O Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2013 é um vinho de terroir que exibe todo o potencial da casta mais nobre de Portugal, a Touriga Nacional, que, equilibrada com uvas Aragonês e Alfrocheiro, deu origem a um vinho de grande personalidade, o segundo tinto da marca a receber a classificação de “Grande Júri”. O estágio em carvalho francês veio enaltecer as características deste grande exemplar de tinto do Dão de grande elegância e estrutura.

O Vinha do Contador Grande Júri Branco 2015 (com produção limitada a cerca de 4990 garrafas) e o Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2013, 6460 garrafas) estão disponíveis nas melhores garrafeiras, com um preço (PVP) de 90,00€ para o Vinha do Contador Grande Júri Branco 2015 e de 130,00€ para o Vinha do Contador Grande Júri Tinto 2013. Está também disponível online em exclusivo para os sócios do Clube 19I90, em https://1990.wine/clube-de-vinhos-1990-premium-wines/