Concurso desafia cozinheiros, restaurantes e estudantes a criarem a melhor receita do ano com Bacalhau da Noruega, em competição criada pelo Recheio e pelo NSC – Conselho Norueguês dos Produtos do Mar, que tem por principal objetivo perpetuar a tradição gastronómica portuguesa associada ao Bacalhau, desafiando à inovação ancorada na história e tradição
Criada pelo Recheio e pelo NSC – Conselho Norueguês dos Produtos do Mar, a “Revolta do Bacalhau” está de volta com a 15ª edição de um concurso que premeia a criatividade e qualidade dos melhores chefs, estudantes de cozinha e restaurantes portugueses, desafiando-os a criarem novas receitas para o tradicional bacalhau da Noruega.
A 15ª edição terá três concursos em simultâneo: Receitas de Cozinheiros Profissionais, Receitas de Estudantes e Receitas de Restaurantes. Os restaurantes podem inscrever-se em três categorias distintas: Inovação/Criatividade, Tradicional ou Casual.
As datas de inscrição e o regulamento podem ser consultados em www.revoltadobacalhau.com. Para além do concurso de receitas, a “Revolta do Bacalhau” integra showcookings nas lojas Recheio, por todo o país, onde o protagonista é o Bacalhau da Noruega e os melhores chefs portugueses vão estar a mostrar novas maneiras de cozinhar o ícone da gastronomia portuguesa. Os alunos das escolas de hotelaria e turismo mais próximas de cada uma das lojas Recheio são convidados a participarem nestas Master Classes.
Cada concorrente envia uma receita que tenha o Bacalhau da Noruega como ingrediente principal. O Júri selecciona as 6 melhores receitas, das categorias de Profissionais e Estudantes que vão a uma semi-final numa escola de hotelaria e de onde saem três finalistas Profissionais e um vencedor Estudante. Na final, que consiste na confecção de um jantar para cerca de 150 pessoas, é apurado o vencedor da Categoria Profissionais e comunicado o vencedor da categoria Estudante. Quanto ao concurso dos restaurantes, os 30 mais bem classificados na avaliação das receitas recebem a visita do júri para provar o prato confeccionado nas instalações do concorrente. A final nacional e a entrega de prémios serão em Dezembro.
O Júri é presidido, desde a primeira edição, pelo chefe Hélio Loureiro e já vários chefes de cozinha portugueses conceituados foram jurados, como Vítor Sobral, Vítor Matos, Leonel Pereira, Chefe Cordeiro,Vítor Esteves, Orlando Esteves, Nuno Diniz, Alexandre Silva, João Rodrigues, Ricardo Costa, António Nobre, entre outros.
O objectivo dos promotores da “Revolta do Bacalhau”, Recheio e NSC – Conselho Norueguês dos Produtos do Mar é promoverem a criatividade na gastronomia portuguesa, seja junto de chefs e restaurantes renomados, seja desafiando jovens talentos a pensarem em novas receitas para Bacalhau.
Redes Sociais