Nova ementa assinada pela chefe Vera Silva traz estreias inspiradas na própria história do hotel Palácio do Governador, da NAU Hotels & Resorts
Foi na história do próprio hotel, onde se encontra o restaurante Ânfora, que a chefe Vera Silva se inspirou para criar a nova carta outono/inverno. Para reunir as mais originais e saborosas propostas que podem ser degustadas no Hotel Palácio do Governador, não só decidiu partir à conquista de especiarias que remontam ao período áureo das Descobertas, como viajou até à época dos romanos para trazer para a mesa contemporânea a receita do “garum”.
“Com esta carta, tentei ao máximo ir em busca de experiências e sensações, que remontam à expansão portuguesa no mundo, mas também investiguei sobre a origem e o uso que era dado às cetárias (tinas de pedra) preservadas na entrada do hotel, desafiei-me a reinterpretar a receita de nome “Garo” ou “Garum”, o molho de peixe, que aqui era preparada, procurando ser o mais fiel possível aos documentos históricos que encontrei na minha pesquisa”, explica a chef Vera Silva.
O resultado da experiência é uma estreia que se encontra no prato de Cantaril, em ‘Garum’ de cavala e mexilhão. Esta reinterpretação consiste num molho rico de peixe e molúsculos de sabor forte e duradouro.
E como se diria na Roma antiga, “a césar o que é de césar” e aos convidados do Ânfora o que lhes é merecido, nada menos do que a essência dos tempos de glória em que os portugueses partiram à descoberta de novos mundos, por mares nunca antes navegados. De regresso nas naus de outros tempos, a chef Vera optou pelas especiarias que trouxeram um novo sabor e elevaram a nossa gastronomia. É o caso dos cominhos, a pimenta preta, a noz-moscada, o cardamomo e a canela, aos quais se juntam os coentros, para preparar o “Ras-al-Hanôut” que acompanha o Carré de Cordeiro.
Também a variedade de tubérculos, como o salsifi, o topinambur e a beterraba, não ficaram esquecidos nesta viagem a outras épocas e são trazidos para a nova ementa para surpreender os mais exigentes paladares.
A nova carta de outono/inverno do Ânfora começa naturalmente com “Há muito, muito tempo…” (entradas), seguindo-se o “Descobrimos o mar” e logo o “À terra voltámos sempre…” (pratos de peixe e carne). “Com novas histórias para contar” complementa as opções vegetarianas de pratos principais. “E um doce para nos aconchegar” (sobremesa) é tudo quanto se precisa para embarcar numa viagem deliciosa pela história deste espaço único e emblemático.
Com capacidade para 60 pessoas (interior) e outros 30 lugares de esplanada, o restaurante Ânfora encontra-se aberto todos os dias para almoço, entre as 12h30 e as 15h00, e jantar, entre as 19h30 e as 22h30.
O preço médio da refeição ronda os 30€ por pessoa, sendo que nesta carta também é possível optar pelo menu de degustação de 6 pratos, disponível por 60€ por pessoa sob reserva antecipada.
Contacto para Reservas: 212 467 800 ou [email protected]
Redes Sociais