A Rota do Alvarinho assinala no próximo domingo, 12 de novembro, o Dia Europeu do Enoturismo com um programa variado: provas de vinho gratuitas, descontos até 20% em alojamentos aderentes da Rota, visitas guiadas às adegas aderentes e atividades de animação turística com preços mais acessíveis. Para assinalar a data, a rota de Monção e Melgaço promete ainda a entrada gratuita em alguns museus e centros de interpretação.
A data é comemorada pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho com iniciativas e eventos nas cidades que integram a rede. O propósito é promover a cultura, o património e as tradições das cidades parceiras da RECEVIN, os produtores de vinho e os seus enoturismos, mas também valorizar os territórios produtores de vinho e as rotas do vinho. Este ano, através da parceria estabelecida com a AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, a data será também assinalada com eventos em cidades do Brasil e do Uruguai. A expansão do Dia Europeu do Enoturismo aos países da América Latina tem como objetivo que no próximo ano já se celebre o Dia Mundial do Enoturismo.
O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela RECEVIN e celebra-se anualmente no segundo domingo de novembro com programas organizados por cada cidade. Com esta iniciativa, a entidade gestora da rota visa promover e divulgar a região, sobretudo, os vinhos, produtos típicos e atividades de lazer, enquanto embaixadores do território e exemplos de qualidade de vida. Uma importante promoção que se vai realizar em vários países europeus, onde haverá, por exemplo, visitas a adegas e a enoturismos, passeios pelas vinhas, conferências, seminários e exposições sobre o vinho, concertos, provas de vinho e enogastronómicas, visitas a monumentos, castelos e museus, provas desportivas nas vinhas, mas também programas temáticos organizados por restaurantes e hotéis.
A iniciativa reflete o espírito da RECEVIN, procurando um trabalho em rede de forma articulada, em que todos beneficiarão desta ação de promoção conjunta e em simultâneo. A RECEVIN tem o apoio das Associações Nacionais de Cidades do Vinho e de cerca de 700 cidades da Alemanha, Áustria, Bulgária, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Sérvia. As regiões aderentes poderão ser consultadas aqui!
Redes Sociais