Dia 30 de Outubro de 2017, o dia eleito pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios para anunciar os resultados e entregar os prémios do 9.º Concurso ‘Queijos de Portugal’.
A cerimónia teve lugar na FIL, em Lisboa, ao integrar o programa oficial da primeira edição do ‘Grandes Escolhas – Vinhos & Sabores’. São 21, número que corresponde às categorias em prova, os queijos que vão poder envergar o selo ‘Prémio Melhor Queijo 2017 – Concurso Queijos de Portugal’. Foram ainda chamados “ao palco”, para receber ‘Menção Honrosa’, 41 representantes de um total de 193 queijos que estiveram a concurso. A lista, dos 21 + 41 premiados, é extensa pelo que está disponível em documento próprio – em anexo.
De acordo com a lista de vencedores do Concurso ‘Queijos de Portugal 2017’ e no que toca aos produtores, o grande vencedor é JD-Empresa de Lacticínios, que arrecadou três galardões na categoria Cabra Cura Normal, com ‘Palhais Gourmet Saloio’, na categoria Mistura Cura Normal, com ‘Três Igrejas Tradicional Saloio’, e na categoria Mistura Cura Prolongada, com ‘Três Igrejas Cura Prolongada Saloio’, para além das três ‘Menções Honrosas’ na categoria Requeijão Mistura, com ‘Requeijão Natural Saloio’, na categoria Cabra Cura Prolongada, com ‘Palhais Rústico Saloio’, e na categoria Mistura Cura Prolongada, com ‘Sítio da Perdiz Saloio’. Seguiu-se a Lacticínios do Paiva, vencedor nas categorias Requeijão Vaca, Flamengo e Novos Sabores, com ‘Requeijão de Lamego’, ‘Paiva Bola’ e ‘Paiva Flamengo com Alecrim’, respectivamente, tendo arrecadado uma ‘Menção Honrosa’ na categoria Flamengo, com ‘Paiva Fatias’, e outra na categoria de Queijo Fresco Vaca. A Queijaria Flor da Beira venceu na categoria Requeijão Ovelha, tendo recebido também três ‘Menções Honrosas’: ‘Flor da Beira Amanteigado’ (Ovelha Cura Normal), ‘Flor da Beira Amanteigado Selecção’ e ‘Flor da Beira’, ambos na categoria Ovelha Cura Prolongada. Já à Queijaria Guilherme foram atribuídas duas ‘Menções Honrosas’ na categoria de Queijo Fresco Atabafado e uma categoria de Requeijão Ovelha.
Os outros vencedores são: Filomena Maria Amaro, na categoria Queijo Fresco Vaca, com o ‘Requeijoeste Argola’; Queijos Tavares, na categoria Queijo Fresco Ovelha, com o ‘Queijo Fresco de Ovelha Seia’; a Queijaria Licínia, na categoria de Queijo Fresco Cabra; Queijaria Prado da Sicó, nas categorias Queijo Fresco Mistura e Requeijão Fresco Mistura; a Queijaria Eira da Vila, na categoria Queijo Fresco Atabafado; a Queijaria Sapata e Filha, na categoria Requeijão Ovelha, com ‘Queijaria Sapata’; a Bilores-Queijo Artesanal, na categoria de Requeijão Cabra, com ‘Queijo Bilores’; a Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, na categoria Vaca Cura Normal, com ‘Ilha Azul Amanteigado’; a Lacticínios MAF nas categorias Vaca Cura Prolongada e Para Barrar, com ‘Queijaria Apimentada’ e ‘Rico Creme’, respectivamente; a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Lourais, na categoria Ilha, com ‘Lourais’; a NCCavaco-Produtos Alimentares, na categoria Ovelha Cura Prolongada, com ‘Almocreva Clássico’; a Rural Futuro, na categoria Ovelha Cura Prolongada, com ‘Modad’Oyro’; e a Lactibar-Lacticínios do Sabugal, na categoria Cabra Cura Prolongada, com ‘Quinta da Cabreira’.
Redes Sociais