Na X edição do Concurso Vinhos Verdes & Gastronomia, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) regressou à Casa da Música no dia em que se assinala o 109º aniversário da publicação da Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908, que demarca a Região dos Vinhos Verdes
A cerimónia de entrega de prémios destacou os Chefs nacionais que melhor harmonizaram propostas gastronómicas com Vinho Verde, durante um jantar preparado a várias mãos para proporcionar seis momentos de degustação com a chancela dos prémios Ouro. Cinco Chefs de referência nacional – Vítor Matos (restaurante ANTIQVVM – Porto e restaurante 505, Póvoa de Varzim), Joaquim Almeida (restaurante Dom Joaquim – Évora), António Carvalho (restaurante Brasão – Felgueiras), Joaquim Gomes (restaurante Aidé – Paços Ferrara Hotel, Paços de Ferreira) e António Vieira (restaurante Wish – Porto) – são responsáveis por um alinhamento que se divide entre três pratos de cozinha de autor e três pratos clássicos da gastronomia portuguesa, harmonizados com vinhos e uma aguardente dos mais prestigiados produtores da Região.
O Concurso Vinhos Verdes & Gastronomia consagrou, na X edição, um formato único e inovador que garantiu, anualmente, dezenas de harmonizações concorrentes, de Norte a Sul do País, passando apenas 20 restaurantes à segunda fase, entre um total de mais de seis dezenas de inscrições. Os 10 vencedores destacam-se nas categorias Ouro, Prata e Bronze, para além dos prémios “Melhor Carta”, “Melhor Harmonização”, “Melhor Escanção” e “Melhor Serviço de Sala”.
O júri, composto por Bruno Almeida (CVRVV), Renato Cunha (Chef – Restaurante Ferrugem), Agostinho Peixoto (Entidade Porto e Norte – Turismo de Portugal) e José Silva (crítico gastronómico) avaliou as melhores harmonizações entre vinhos com Denominação de Origem (DO) “Vinho Verde” e da Indicação Geográfica (IG) “Minho” e a gastronomia tradicional e de Autor.
Para Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV, “A cada ano celebramos a Demarcação da Região com uma viagem por Portugal à mesa, cujo único denominador comum é o Vinho Verde. Registamos, com elevada adesão, participações de restaurantes de todo o País, onde os vinhos da nossa Região são valorizados e devidamente harmonizados com pratos da gastronomia regional ou criações únicas da cozinha de autor, assinados por Chefs de referência.
Uma Região que assinala 109 anos com um dos mais importantes concursos de gastronomia a nível nacional, só pode orgulhar-se do que produz e do que é capaz de conquistar”.
Prémios atribuídos
Categoria: Restaurante prémio
Autor 505 Restaurante Ouro
Tradicional Aidé Restaurante Ouro
Autor Antiqvvm Ouro
Tradicional Brasão Ouro
Tradicional Dom Joaquim Ouro
Autor Wish Ouro
Autor A Cozinha by António Loureiro Prata
Autor Casa da Música Prata
Autor Garfo Torto Prata
Autor Casa da Calçada Prata
Autor Oficina P Prata
Tradicional Rei dos Leitões Prata
Autor Vidago Palace Hotel Prata
Autor Sete Prata
Autor Taberna Ó Balcão Prata
Tradicional Doca Bronze
Autor Monverde Bronze
Autor Porto Palácio Hotel Bronze
Autor Sentidos – Your Hotel & SPA Bronze
Tradicional A Estrela da Mó Finalista
Autor O Buke Finalista
Prémios individuais espeiais
Melhor Escanção: Pedro Santos do Restaurante A Estrela da Mó e do Restaurante Sete
Melhor Serviço de Sala: Priscilla Haddad do Restautante Antiqvvm
Melhor Carta de Vinhos da Região dos Vinhos Verdes: Restaurante Rei dos Leitões
Melhor Harmonização: votada pelo público presente foi eleita a do restaurante Antiqvvm com o Salmão, lavagante e caviar do chef Vitor Matos harmonizado com Alvarinho reserva 2015 da Quinta de Santiago.
Escolas de Hotelaria e Turismo
Categoria Restaurante Diploma
Autor Escola de Hotelaria de Coimbra Ouro
Autor Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Prata
Autor Escola de Hotelaria de Viana do Castelo Bronze
Redes Sociais