Aroma elegante a frutos tropicais Adega de Borba apresenta nova colheita do Espumante Montes Claros.
As uvas de 2013, das castas Arinto e Alvarinho, permitiram criar um espumante bruto com aroma elegante a frutos tropicais e ligeiro amendoado, que se revela perfeito como aperitivo no Verão quente português. A vindima executou-se manualmente e na parte da manhã para que a temperatura da uva à entrada na adega fosse ótima.
Óscar Gato, Diretor de Enologia da Adega de Borba, revela que “as uvas foram transportadas em pequenas quantidades. Após o esmagamento e desengace total, procedeu-se à prensagem, decantação pelo sistema de frio durante 24 horas e fermentação alcoólica a temperatura controlada.” Seguiu-se uma segunda fermentação do vinho, em garrafa pelo método clássico, com estágio prolongado durante 1 ano sobre as leveduras. Em Maio de 2015 foi efetuado o dégorgement.
O Espumante Montes Claros é um Branco Bruto de bolha fina, aspeto cristalino e cor citrina de nuance amarelada, deixando adivinhar, ainda antes de abrir a garrafa, o seu sabor jovem, com frescura e frutos citrinos a persistir. Este é um espumante com equilíbrio gustativo pela harmonia entre acidez e álcool. Deve ser consumido de imediato, ou deixado a estagiar por um período máximo de dois anos, sendo a temperatura ideal de consumo entre os 6º e os 8ºC.
O Espumante Montes Claros Branco Bruto da Adega de Borba tem o preço recomendado de 8,49 Euros.
Site da Adega de Borba www.adegaborba.pt.
Redes Sociais