O Quinta do Quetzal Reserva Tinto 2011 e o Quinta do Quetzal Reserva Branco 2012 garantiram ao produtor alentejano dois ‘Chairman’s Trophy’, a mais alta distinção que podia ser conquistada no prestigiado concurso Ultimate Wine Challenge (UWC) 2015.

Quetzal reserva branco 2009 220

A sexta edição da competição teve lugar em Nova Iorque e reuniu um júri com 13 das principais autoridades enófilas, destacando-se o seu presidente, F. Paul Pacult, fundador da Ultimate Beverage Challenge (UBC). Com um crescimento de 37% no número de participantes, face ao ano passado, o UWC 2015 teve a concurso 1130 vinhos de todo o mundo.

Seguindo regras inovadoras, como o sistema de julgamento multi-round e uma escala de classificação simplificada de 100 pontos, o júri procedeu a provas-cegas que ditaram a inclusão dos dois vinhos Quinta do Quetzal, e únicos portugueses, entre o restrito grupo dos que conquistariam o prémio supremo: o ‘Chairman’s Trophy’.

Com 93 pontos somados, o Quinta do Quetzal Reserva Branco 2012 obteve a qualificação de “Excelente e altamente recomendado”. De acordo com as notas de prova do júri, trata-se de um vinho “maravilhosamente complexo no nariz, com notas de avelã torrada, notas cítricas e damasco, bem como ligeiros apontamentos de noz, melão e outros frutos. O final é longo com ligeiro sabor a mar e frutos”. Por tudo isto, “Excelente a altamente recomendado”.

Por sua vez, o Quinta do Quetzal Reserva Tinto 2011 subiu ainda mais alto e atingiu os 95 pontos. O júri ficou impressionado com a “intensidade com que se apresenta ao nariz, com compota de morango, notas de couro, tosta de madeira e malte”, com “as notas de frutos escuros e terra” e “o final muito suave e seco”. Por tudo isso, mereceu a qualificação de «extraordinário e de recomendação máxima».